Saiba os benefícios e malefícios do uso

 

Uma lente de contato é um dispositivo óptico fino e transparente que é colocado diretamente sobre a córnea do olho. Elas são projetadas para corrigir problemas de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, além de serem utilizadas para finalidades terapêuticas e estéticas.

As lentes de contato funcionam alterando a forma como a luz se refrata (dobras) à medida que entra no olho, permitindo que a imagem se forme corretamente na retina, proporcionando uma visão mais clara. Ao contrário dos óculos, que ficam na frente dos olhos, as lentes de contato ficam diretamente em contato com a superfície ocular.

Conheça os principais benefícios que o uso pode trazer para a rotina:

Benefício Descrição
Correção visual As lentes de contato podem corrigir vários problemas de visão, incluindo miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Visão natural As lentes de contato oferecem uma visão mais natural em comparação com óculos, sem distorções nas laterais ou reflexos.
Maior campo de visão Como as lentes de contato ficam diretamente sobre os olhos, elas proporcionam um campo de visão mais amplo.
Atividades físicas As lentes de contato não atrapalham durante a prática de esportes, exercícios físicos ou outras atividades intensas.
Estética Muitas pessoas optam por lentes de contato para fins estéticos, como mudar a cor dos olhos ou usar lentes de fantasia.
Óculos de sol É possível usar óculos de sol normais sem precisar de lentes de prescrição separadas, como seria necessário com óculos de grau.

 

O uso das lentes, principalmente de maneira indevida. Abaixo listamos os malefícios e principais cuidados que o usuário deve ter ao optar pela lente de contato:

Malefícios Descrição
Cuidados com higiene O uso de lentes de contato exige uma higiene rigorosa para evitar infecções oculares, incluindo limpeza e armazenamento adequados..
Risco de infecções Se as lentes de contato não forem limpas ou utilizadas corretamente, podem aumentar o risco de infecções oculares, como conjuntivite ou ceratite.
Desconforto ou irritação Algumas pessoas podem sentir desconforto, olhos secos ou irritação ao usar lentes de contato, especialmente se forem usadas por longos períodos.
Limitações visuais Algumas condições oculares podem tornar o uso de lentes de contato inconveniente ou inviável, como olhos secos crônicos ou problemas graves de visão.
Custo financeiro O uso contínuo de lentes de contato pode envolver um custo significativo com a compra de lentes, soluções de limpeza e consultas regulares ao oftalmologista.

 

É importante lembrar que os benefícios e malefícios podem variar de pessoa para pessoa, e é sempre recomendado consultar um oftalmologista antes de iniciar ou alterar o uso de lentes de contato. O Centro de Oftalmologia do Hospital Santa Virgínia conta com profissionais capacitados para melhor orientação dos problemas de saúde ocular. Para mais informações entre em contato com nossa central de agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia