A densitometria óssea é o exame referência para medir a densidade mineral óssea, auxiliando no diagnóstico de doenças como osteoporose e osteopenia. O procedimento é indolor, seguro e tem duração máxima de 15 minutos, resultando em imagens semelhantes à do raio x para detectar de forma precoce os sinais da perda mineral óssea.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização deste exame nos casos:

– Todos os indivíduos com mais de 65 anos;

– Idade superior aos 50 anos para mulheres com fatores de risco para fraturas como carência de vitamina D, doenças inflamatórias intestinais, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e/ou tabagismo.

– Indivíduos com deficiência de hormônios sexuais;

– Diagnóstico de alterações radiológicas sugestivas de osteopenia em radiografia simples ou tomografia.

– Investigação da gravidade de fraturas após os 50 anos.

– Pacientes em uso de corticoterapia crônica;

– Pacientes com hiperparatiroidismo primário;

– Pacientes em tratamento da osteoporose, para controle da eficácia da terapêutica.

Durante a realização do procedimento é contraindicado o uso de colares, joias, pulseiras e sutiãs de ferro. Não é necessário estar em jejum. Não ingerir comprimidos de cálcio ou complexos multivitamínicos nas 24 horas antes do exame. O exame é contraindicado em gestantes.

Já a ressonância magnética, é um exame de diagnóstico por imagem que não possui radiação ionizante, sendo usado apenas ondas magnéticas e permitindo a captação de imagens bem detalhadas do corpo humano.

As indicações da ressonância magnética são múltiplas, por exemplo, para avaliar hérnias de disco, lesões articulares, traumas, tendinites, esclerose múltipla, tumores, alterações cerebrais, no pescoço ou em órgãos tóracoabdominais.

A ressonância apresenta algumas contraindicações relativas e outras absolutas, sendo sobretudo relacionadas a materiais metálicos no corpo, assim, cada caso é individualizado, seguindo protocolos mundiais de segurança (MRI-safety).

Em alguns casos, para ter mais precisão no diagnóstico, pode ser solicitado a aplicação de contraste via endovenosa, que possibilita uma visualização mais específica na detecção de doenças. Os contrastes de ressonância apresentam biossegurança elevada segundo o Colégio Americano de Radiologia (ACR).

Tanto a densitometria óssea como a ressonância magnética podem ser realizadas no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Virgínia a partir de solicitação médica. Para mais informações, CLIQUE AQUI (https://hsv.org.br/servicos/#centro-de-diagnostico-por-imagem-e-laboratorial.) e acesse.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Saulo Miranda Souza (CRM 137412), médico Radiologista do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Virgínia