Além dos sintomas respiratórios clássicos, a gripe traz sensações intensas de mal-estar e fraqueza

Também conhecido como vírus do tipo A, o H3N2 é um subtipo da gripe influenza que tem se manifestado em diversos estados brasileiros, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. Por ter sintomas muito semelhantes ao coronavírus e ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa, o aumento de atendimento com ambos os casos está sendo recorrente.

Os sintomas da doença são parecidos com uma gripe comum: dores de cabeça, inflamação de garganta, febre alta, dores articulares, constipação nasal e tosse constante. Além disso, muitos pacientes apresentam ainda náuseas e vômitos, diarreia e calafrios. É impossível diferenciar clinicamente a influenza e a Covid-19. Assim, se exames complementares com este fim não forem realizados, devido ao maior período de transmissibilidade da Covid-19, é recomendado isolamento de pelo menos 10 dias.

O vírus é mais frequente de ser identificado em idosos e crianças, mas tem atingido também gestantes, portadores de doença crônicas e pessoas que apresentam o sistema imunológico comprometido. A doença é considerada perigosa, principalmente quando acomete pacientes com quadros cardíacos ou respiratórios, obesidade, diabetes e idade mais avançada.

O tratamento recomendado é repouso, ingestão de bastante líquido e alimentação leve. Alertamos que a automedicação pode ser prejudicial, e que apresentando os sintomas um médico deve ser consultado para recomendação do antiviral correto afim de diminuir a taxa de multiplicação do vírus.

Por fim, a melhor maneira de evitar a proliferação da doença depende de atitudes coletivas. Recomenda-se que ao apresentar o diagnóstico de influenza, o paciente se mantenha em isolamento cerca de 7 dias, pois o vírus é transmitido através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. Além disso, o uso de máscara ainda é fundamental, principalmente em ambientes fechados com grande número de pessoas.

O Hospital Santa Virgínia alerta ainda a todos os pacientes sobre a importância da vacinação, tanto da gripe como da Covid-19. Isso porque, o quadro da doença pode ser ainda mais intenso tanto em sintomas como na transmissão do vírus em ambos os casos.