Cuidados Essenciais para uma Vida Saudável

 

No dia 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Diabetes, uma data de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre essa condição de saúde crônica que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1921, uma substância fundamental para o tratamento da diabetes.

Além disso, o dia traz consigo uma oportunidade importante para chamar a atenção para essa condição de saúde crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e para promover a prevenção e o cuidado adequado para aqueles que vivem com diabetes.

 

Abaixo separamos algumas medidas fundamentais para evitar o diabetes Tipo 2, tipo mais comum da doença:

  • Manter o peso ideal.
  • Adotar uma alimentação saudável.
  • Reduzir o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de frutas industrializados.
  • Manter um estilo de vida ativo.
  • Monitorar a pressão arterial e o colesterol.
  • Evitar o tabagismo e limite o consumo de álcool.
  • Priorizar uma boa qualidade de sono.

 

Existem cuidados essenciais para pessoas que já possuem a doença, que é crônica, mas possui tratamento para evitar maiores danos e viver de maneira mais saudável. Abaixo, listamos as principais orientações recomendadas pelos médicos para estes pacientes

 

Manter um tratamento

Se você já tem diabetes, siga o plano de tratamento prescrito por seu médico. Isso pode incluir medicamentos, insulina e monitoramento da glicose.

 

Controlar a alimentação

Aprenda a controlar sua dieta, monitorando a quantidade de carboidratos e ajustando a medicação de acordo. Consulte um nutricionista para orientações personalizadas.

 

Praticar exercício regular

A atividade física é fundamental para o controle do diabetes. Desenvolva um programa de exercícios adequado às suas necessidades e capacidades.

 

Monitorar a doença de forma contínua

Verifique regularmente seus níveis de glicose e registre os resultados. Isso ajuda a entender como seu corpo está respondendo ao tratamento.

 

O Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade para lembrar a importância da prevenção e do cuidado adequado para aqueles que vivem com a doença. Aqui no Hospital Santa Virgínia estamos comprometidos em fornecer informações, suporte e tratamento de qualidade para todos os pacientes com diabetes no Centro de Obesidade e Diabetes. Para mais informações acesse Centro de Obesidade e Diabetes – Cirurgia Bariátrica – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br)

 

Este texto foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando, Médico Intensivista e Coordenador de Práticas Assistenciais do Hospital Santa Virgínia