Médicos alertam riscos da doença nesta época do ano

 

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas geralmente começam a se manifestar de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem incluir febre súbita, dores musculares intensas, dor de cabeça, erupções cutâneas e, em casos mais graves, sangramentos e comprometimento dos órgãos.

A prevenção é crucial para combater a propagação da dengue. As principais medidas eficazes incluem:

– Controle do Mosquito: Elimine criadouros potenciais do Aedes aegypti, como água parada em recipientes, pneus velhos, vasos de plantas e outros locais propícios à reprodução do mosquito.

– Uso de Repelentes: A aplicação regular de repelentes em áreas expostas da pele é uma maneira eficaz de evitar picadas de mosquito.

– Uso de Roupas Protetoras: Vestir roupas de manga longa e calças pode reduzir a exposição à picada de mosquito, especialmente durante os períodos de maior atividade do Aedes aegypti, como ao amanhecer e ao entardecer.

– Telas Mosqueteiras: Instalar telas mosqueteiras em janelas e portas pode ser uma barreira física para evitar a entrada de mosquitos em ambientes fechados.

– Cuidados durante a Doença: Se uma pessoa suspeitar estar infectada com o vírus da dengue, é crucial procurar assistência médica imediatamente.

Além disso, alguns cuidados específicos durante a doença incluem hidratação adequada, repouso, monitoramento dos sintomas e evitar automedicação, pois nem todo medicamento pode ser ingerido durante a infecção. A dengue é uma ameaça séria à saúde pública, e a prevenção e o cuidado adequado são fundamentais para diminuir seus impactos.

O Hospital Santa Virgínia realiza o teste para pacientes que apresentam os sintomas da doença no Centro de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento (11) 2799-3100.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Daniel Gentil, médico coordenador do Pronto Atendimento do HSV