Causas e principais formas de prevenção

 

Recentemente, uma matéria da CNN destacou que o número de infartos em jovens cresce no Brasil, e que doenças cardiovasculares são causadoras de 400 mil mortes por ano no país. Segundo os médicos, a incidência no público mais jovem vem aumentando consideravelmente por causa de fatores como estilo de vida sedentário, má alimentação, tabagismo e estresse.

Embora mais raro em pessoas mais jovem, o infarto pode ocorrer em qualquer idade e geralmente está associado a fatores específicos. Vale destacar que, a prevenção de doenças cardiovasculares é crucial em todas as fases da vida, com medidas como:

  • Atividade física regular
  • Dieta saudável
  • Manutenção do peso saudável
  • Abandono do tabagismo
  • Controle do consumo de álcool
  • Controle do estresse
  • Exames médicos regulares

Como citamos, o infarto pode ocorrer inclusive na fase jovem da vida, e pode ser causado por motivos como:

  1. Fatores genéticos: Histórico familiar de doenças cardiovasculares pode aumentar o risco.
  2. Estilo de vida sedentário: Falta de atividade física regular contribui para o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
  3. Má alimentação: Uma dieta rica em gorduras saturadas, colesterol e sódio pode aumentar o risco de desenvolver problemas cardíacos.
  4. Obesidade: O excesso de peso está associado a uma maior probabilidade de doenças cardiovasculares.
  5. Tabagismo: O hábito de fumar é um importante fator de risco para problemas cardíacos.
  6. Consumo excessivo de álcool: O álcool em excesso pode aumentar a pressão arterial e contribuir para problemas cardiovasculares.
  7. Estresse: Altos níveis de estresse crônico podem desencadear problemas cardíacos.

 

É fundamental que qualquer pessoa, independentemente da idade, adote um estilo de vida saudável para reduzir o risco de problemas cardíacos. Além disso, se houver preocupações com a saúde cardiovascular, é importante procurar orientação médica para avaliação e aconselhamento personalizado.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Cardiologia capacitado para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas. Para mais informações conheça a página oficial do Centro ou entre em contato através de nossa Central de Agendamento no número (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do Hospital Santa Virgínia | CRM-SP: 91.242