Como funciona e quem deve realizar este procedimento

 

O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, é uma avaliação médica fundamental para compreender a resposta do coração diante do esforço físico. Esse exame é um aliado importante na detecção e avaliação de diversas condições cardíacas, fornecendo informações valiosas sobre a saúde do coração.

O teste ergométrico é um procedimento não invasivo no qual o paciente realiza exercícios físicos graduais em uma esteira ou bicicleta ergométrica, enquanto é monitorado por equipamentos que registram a atividade elétrica do coração, a pressão arterial e outros parâmetros vitais. Durante o teste, são observadas possíveis alterações no eletrocardiograma que podem indicar problemas cardíacos, como arritmias ou isquemia.

Este exame é frequentemente solicitado para diagnosticar doenças cardíacas, avaliar a capacidade cardiorrespiratória, determinar níveis adequados de exercício para pacientes e acompanhar a resposta do coração a determinados tratamentos. Além disso, é uma ferramenta essencial na avaliação prévia a atividades físicas intensas ou cirurgias.

Antes do teste, é realizada uma avaliação clínica para garantir a segurança do paciente durante o procedimento. Durante o teste, o paciente é gradualmente submetido a um aumento controlado da intensidade do exercício. O médico monitora atentamente os sinais vitais e a atividade cardíaca, enquanto o paciente é estimulado a atingir determinados níveis de esforço.

Quem Deve Realizar o Teste Ergométrico?

O teste ergométrico é frequentemente recomendado para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, sintomas como dor no peito, falta de ar durante atividades físicas, além de servir como parte da avaliação médica para esportistas ou indivíduos que desejam iniciar um programa de exercícios mais intenso.

O Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia realiza este e outros exames de monitoramento cardíaco. Para mais informações acesse nosso site Centro de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br).

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do Hospital Santa Virgínia | CRM-SP: 91.242