O mês inteiro é dedicado a Prevenção de Lesão por Pressão em todo o mundo, e traz como reflexão a necessidade diária de cuidado da pele do paciente.

 

Com muita alegria o Hospital Santa Virgínia através de sua Comissão de Pele presidida pela Enfermeira e Coordenadora de Unidade de Terapia Intensiva Débora Gouveia, realizou o 2° Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão. O evento é direcionado para os profissionais da equipe multidisciplinar e tem como foco informar os melhores métodos e atualizar as equipes assistenciais das boas práticas e esclarecimentos de conceitos que envolvem o tema.

A primeira palestra do dia foi conduzida pelo Dr. Syro Maiuri, médico especialista em medicina legal, que falou sobre a importância da Responsabilidade Civil dentro das práticas assistenciais em relação a integridade física do paciente. Ele nos trouxe fatos para contextualizar a necessidade deste cuidado, e todos os aspectos legais que envolvem as lesões por pressão.

Logo em seguida, a palestrante Luciana Oliveira da 3M, trouxe como reflexão a importância da pele, de sua avaliação e manutenção, visando sempre a promoção da saúde clínica do paciente e a prevenção da lesão. Luciana também destacou a importância de utilizar as ferramentas corretas de avaliação de risco. Ela finalizou deixando uma mensagem para todos dizendo “Precisamos ‘ver’ a pele quando ela está íntegra”

Na sequência, os participantes do Simpósio puderam apreciar os stands dos patrocinadores, que trouxeram amostras de produtos ligados ao tratamento e prevenção das lesões. O Simpósio também contou simultaneamente com o Workshop de desbridamento, onde com pata de porco e laranja, os participantes conseguiram realizar a parte prática, que foi ministrada pela enfermeira e estomaterapeuta Cristiane Araújo em parceria com a Icare.

Seguindo o cronograma de palestras, a Nexgeen trouxe como tema o empoderamento da enfermagem no uso do curativo com matriz extracelular. Ao longo da aula, a palestrante Vanessa Cardoso falou sobre o papel da enfermagem para avaliar integralmente o paciente, os fatores sociais, sistêmicos e locais para estabelecer o melhor tratamento.

A CLSP trouxe como palestrante Mariana Takahashi, que falou para todos sobre a laserterapia no Tratamento das Lesões por Pressão. Ela apresentou as facilidades do uso do laser no processo e tratamento, e os efeitos causados nos tecidos. A empresa também trouxe os equipamentos, e apresentou para os participantes suas funcionalidades.

Após o almoço, demos continuidade nas palestras. A Monlnycke, foi representada pela Beatriz Carvalho, que apresentou a importância do Gerenciamento de Custos das Lesões Por Pressão, sintetizando o quanto este processo ajuda a diminuir os casos de lesão, promove o giro adequado do leito e melhora os resultados.

Através da CBS, a palestrante Cecília Oyama falou com os participantes sobre as feridas, seus sinais, sintomas, os riscos de infecção e como devem ser tratadas, contextualizando que é papel da enfermagem assumir o controle da infecção, cuidando do paciente de forma holística.

Para fechar o evento, a Comissão de Pele convidou o Dr. Robinson Kyohara, médico ortopedista especialista em feridas complexas do Hospital Santa Virgínia, que palestrou sobre o tratamento da Lesão com PRF – Fibrina Rica em Plaquetas.

 

Agradecemos a todos os participantes, patrocinadores, palestrantes e membros da Comissão de Pele do HSV por este evento que trouxe para todos conhecimento, troca de informações e novidades para a prevenção e para o tratamento da lesão por pressão.