PET CT

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que, utilizando métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Através dela, os médicos conseguem analisar de forma mais precisa as condições de saúde dos pacientes, e um desses recursos é o exame de PET-CT.

O procedimento é um diagnóstico por imagem que proporciona resultado muito eficiente na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos.​ A sigla PET vem do inglês e traduzida significa “Tomografia por Emissão de Pósitrons”. Esse é um exame que revela alterações no metabolismo celular. Já CT é a sigla em inglês para “Tomografia Computadorizada”, exame que produz imagens detalhadas da anatomia do paciente por meio de tecnologia digital e recursos de raio-x.

Para realizar esses exames é preciso aparelhos de alta tecnologia, que permitem uma análise minuciosa do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente. O PET-CT é indicado para vários tipos de cânceres e pode ser realizado no começo, meio e fim do tratamento oncológico, a fim de avaliar o avanço da doença no paciente.

Outras indicações comuns para o exame PET-CT se dão para avaliação do coração de pacientes que já sofreram infarto e também para análise da função cerebral. Com os resultados do exame PET-CT em mãos, o médico pode:

  • Avaliar a eficácia do tratamento;
  • Confirmar a remissão ou progressão de tumores;
  • Confirmar ou descartar suspeitas levantadas pela análise clínica ou por exames convencionais;
  • Definir a extensão da doença de forma a direcionar o melhor tratamento;
  • Selecionar os locais mais apropriados para biópsia.

O exame é altamente seguro e isento de complicações. No entanto, pacientes que sejam alérgicos a medicamentos ou ao contraste radiológico, grávidas ou lactantes devem informar o médico responsável antes da realização do procedimento.

O Hospital Santa Virgínia conta com a UDDO – Diagnósticos Médicos para todos os serviços de Medicina Nuclear, proporcionando a todos os pacientes um serviço de alta tecnologia através de profissionais capacitados e equipamentos de última geração. Para mais informações acesse hsv.org.br/medicina-nuclear.

Este conteúdo contou com a colaboração e avaliação da Dr. Caroline Figueiredo (CRM 1506010) – Médica da Médica Nuclear do Hospital Santa Virgínia