Dezembro Laranja

A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada.

“Não espere até sentir na pele”: esta é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022. Neste ano, a busca pela conscientização tem como foco alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes, seja nos momentos de lazer (na praia, nos parques, entre outros), mas também durante a rotina diária, inclusive no dia a dia de afazeres do trabalho.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Abaixo destacamos os principais fatores de risco da doença:

  • História familiar de câncer de pele;
  • Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
  • Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
  • Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existe pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente o exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

  • Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Para prevenir a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a todos que evite a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus, óculos escuros e filtro solar. Essas medidas são muito importantes para um cuidado eficaz com a pele, principalmente nos dias quentes de verão.

O Hospital Santa Virgínia apoia a campanha Dezembro Laranja e o tema deste ano “Não espere até sentir na pele”. Cuide-se e previna-se contra o câncer de pele!

Este conteúdo foi aprovado pela Dra. Simone Quaglia, oncologista do Hospital Santa Virgínia