diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). Seu objetivo é conscientizar a população sobre os riscos, sintomas e tratamentos da doença.

O diabetes é uma doença crônica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Atualmente, estima-se que mais de 400 milhões de adultos viviam com diabetes, o que decorre do aumento da taxa de sobrepeso ou de obesidade e também do sedentarismo da população.

Os tipos mais frequentes são chamados de diabetes tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Já o tipo 2 resulta da resistência à ação da insulina, que é a diminuição da capacidade deste hormônio de transportar a glicose do sangue até o interior das células. A obesidade, sobretudo quando o acúmulo de gordura se concentra no abdômen, o colesterol sanguíneo elevado e falta de atividades físicas são causas comuns de resistência à insulina. Estima-se que 90% dos casos de diabetes seja do tipo 2.

A data mundial da doença vem como alerta também para os diagnósticos de pré-diabetes, indicado por níveis de glicose no sangue mais altos do que o normal, mas ainda sem configurar o diabetes tipo 2. Ele é comum em pacientes com fatores de risco, como sobrepeso, obesidade, hipertensão e alterações nos lipídios do sangue.

Os sintomas mais frequentes da doença são o aumento do apetite, da sede e da vontade de urinar, infecções frequentes e feridas que demoram a cicatrizar.

A boa notícia é que a doença pode ser prevenida com mudanças no estilo de vida e nos hábitos, por exemplo:

– Manter o peso adequado à altura;

– Não fumar;

– Controlar a pressão arterial; e

– Praticar atividade física regularmente.

 

O Hospital Santa Virgínia conta com o Centro de Obesidade e Diabetes, especializado na prevenção e tratamento da doença. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-obesidade-e-diabetes/ ou entre em contato com a nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV