Conheça mais sobre a importância deste cuidado em saúde
Hoje é o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma data internacionalmente reconhecida que ocorre em 17 de setembro de cada ano. O objetivo principal deste dia é aumentar a conscientização sobre a importância da segurança do paciente e promover ações para melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde em todo o mundo.
Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para destacar questões críticas relacionadas à segurança do paciente, incluindo a prevenção de erros médicos, a promoção de práticas seguras de cuidados de saúde e a redução de danos aos pacientes durante tratamentos médicos.
Existem 6 metas Internacionais de Segurança do Paciente:
A Meta 1, é a Identificação correta do paciente, que tem por objetivo garantir que o paciente seja corretamente identificado antes de qualquer procedimento ou administração de tratamento.
A Meta 2, tem por segurança melhorar a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, promovendo uma comunicação clara e eficaz entre todos os membros da equipe de saúde envolvidos no cuidado do paciente.
A Terceira Meta visa melhorar a segurança na administração de medicamentos para garantir que a mesma seja realizada de forma segura, incluindo a verificação do paciente, da medicação prescrita, a via de administração, o horário e a dose correta.
A Meta 4 visa assegurar a cirurgia correta, no paciente correto e do procedimento correto, para evitar cirurgias equivocadas.
Já a Meta 5, visa reduzir o risco de infecções associadas à assistência à saúde, como a priorização da higienização adequada das mãos, o uso adequado de equipamentos de proteção individual e a manutenção de ambientes hospitalares limpos para prevenir infecções hospitalares.
Por fim, a Meta 6 tem por objetivo reduzir o risco de danos relacionados a quedas e lesão por pressão, e por isso é papel da assistência implementar barreiras de segurança para preveni-las em ambientes de cuidados de saúde.
Essas seis metas são parte das iniciativas globais para melhorar a segurança do paciente, reduzindo a ocorrência de incidentes e promovendo a qualidade do cuidado. Elas são amplamente adotadas aqui no Hospital Santa Virgínia para garantir a proteção e o bem-estar dos nossos pacientes.