Mês de setembro traz tipo de câncer para conscientizarmos

 

O retinoblastoma é um tipo raro e potencialmente grave de câncer que se desenvolve na retina ( parte de dentro dos olhos ) . Este tipo de câncer geralmente afeta crianças pequenas, frequentemente aparecendo antes dos 5 anos de idade. O retinoblastoma pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

A causa se dá na maioria das vezes por genética, que pode ser herdada de um dos pais, ou ocorrer de forma espontânea. Os sintomas comuns do retinoblastoma incluem:

  • Aparência branca ou opaca na pupila (chamada de “reflexo do olho de gato” ou “olho branco”)
  • Estrabismo (olhos desviados)
  • Vermelhidão ou inchaço no olho
  • Diminuição da visão.
  • Mudança na cor da íris

É muito comum que os pais ou cuidadores da criança notem esses sinais em fotografias com flash.

Pediatras e oftalmologistas frequentemente podem diagnosticar o retinoblastoma com base na apresentação clínica e em exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

As principais opções de tratamento para o retinoblastoma incluem quimioterapia, radioterapia, crioterapia e terapia a laser, dependendo do estágio em que se encontra a doença. A detecção e o tratamento precoces geralmente levam a melhores resultados, e com cuidados adequados, muitas crianças com a doença podem sobreviver e manter uma boa visão.

O retinoblastoma é uma condição séria, e um diagnóstico e tratamento oportunos são cruciais para os melhores resultados possíveis. Por isso é muito importante levar as crianças ao oftalmologista e realizar todos os exames necessários.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oftalmologia capacitado para o diagnóstico do retinoblastoma e de outras doenças que afetam os olhos de adultos e crianças. Para mais informações entre em contato conosco através do (11) 2799-3230.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Ana Carolina Jervasio (CRM 113189), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia