A Organização Mundial da Saúde definiu o dia 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado, em todos os estabelecimentos de saúde. Este ano, a campanha traz como tema a meta 3, destacando a importância da segurança de uma Medicação sem Danos.
Conheça as metas de segurança do paciente:
Meta 1 – Identificação do Paciente
A identificação é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde, pois erros de identificação podem acarretar sérias consequências para a segurança do paciente.
Para assegurar que o paciente seja corretamente identificado, todos os profissionais devem participar ativamente do processo de identificação na admissão, na transferência ou no recebimento de pacientes de outra unidade ou instituição, antes do início dos cuidados.
A identificação deve ser feita por meio de pulseira, prontuário, etiquetas, solicitações de exames, com a participação ativa do paciente e familiar, durante a confirmação da sua identidade.
Para evitar erros, a equipe responsável por essa meta é orientada a definir ao menos dois indicadores de identificação, o nome completo e a data de nascimento.
Meta 2 – Comunicação Efetiva
A comunicação é um processo recíproco, uma força dinâmica capaz de interferir nas relações, facilitar e promover o desenvolvimento e o amadurecimento das pessoas e influenciar comportamentos.
Existem diversas formas de comunicação, como verbal, não verbal, escrita, telefônica, eletrônica, entre outras, sendo fundamental que ocorra de forma adequada permitindo o entendimento entre as pessoas. O paciente recebe cuidados de diversos profissionais e em diferentes locais, o que torna imprescindível a comunicação eficaz entre os envolvidos no processo.
Para ajudar a tornar a comunicação mais efetiva, o paciente deve perguntar quaisquer dúvidas aos médicos e enfermeiros, assim como a equipe assistencial entre si. Essa meta torna a estada do paciente no hospital mais fluída e o tratamento mais eficaz.
Meta 3 – Segurança no uso de medicamentos
Todos os pacientes costumam receber medicamentos durante o período de internação. Por isso, é muito importante tomar o remédio correto no horário correto. Caso o paciente tome alguma medicação de uso contínuo, é preciso que a equipe de enfermagem seja avisada para evitar problemas e atrasos na administração das doses.
Todo profissional de saúde ao administrar um medicamento deve sempre checar os “certos da medicação”. Estes “certos” consistem em seguir 13 recomendações para garantir a segurança na administração dos medicamentos, dentre elas, as que se destacam são:
– Paciente certo
– Medicamento certo
– Via de administração certa
– Dose certa
– Horário certo
O objetivo central dessa verificação é reduzir os danos causados pelo uso errado de medicamentos, visto que segundo estudos científicos, mais de 50% dos casos poderiam ser evitados com as práticas básicas de segurança do paciente relacionadas ao cuidado com a medicação segura.
Meta 4 – Cirurgia Segura
Para que o procedimento invasivo seja efetuado com sucesso, a meta 4 apresenta medidas para tornar a cirurgia mais segura e ajudar a equipe de saúde a reduzir a possibilidade de ocorrência de danos ao paciente, promovendo a realização do procedimento certo, no local e paciente corretos.
A utilização de uma ou de várias listas de verificação (check-list) traz inúmeras vantagens. Os serviços devem elaborar suas listas específicas, dependendo da complexidade dos procedimentos que são realizados.
Com objetivo de evitar erros nesta meta, é de extrema importância que o paciente tire todas as dúvidas existentes no processo, conhecendo por qual procedimento irá ser submetido e que a equipe passe as principais orientações, assim como o paciente deve informar sobre alergias e qualquer outra preocupação. Isso evita riscos e complicações dentro do Centro Cirúrgico.
Meta 5 – Higienização das Mãos
Higienizar as mãos corretamente é fundamental para remover sujidade, suor, oleosidade da pele que possam ser canais de transmissão para o paciente, tendo assim como finalidade prevenir e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde.
A equipe recebe a orientação da Organização Mundial da Saúde, de lavar as mãos nos seguintes momentos:
– Antes e após o contato com o paciente.
– Antes e após a realização de procedimentos assépticos.
– Após contato com material biológico.
– Após contato com o mobiliário e equipamentos próximos ao paciente.
As bactérias transmitidas pelas mãos são uma das principais causas de complicações e infecções hospitalares. Para evitar transmissão de germes no momento de cuidado com o paciente, é fundamental que o profissional de saúde higienize as mãos da forma correta, seguindo o passo a passo orientado pelo Serviço de Controle de Infecções do Hospital.
Os acompanhantes e visitantes também devem ser orientados a lavar as mãos da maneira correta, para evitar o surgimento de complicações que prejudicam o tratamento do paciente. Esta prática é tão importante que se tornou uma das metas fundamentais para Segurança do Paciente.
Meta 6 – Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão
A queda pode ocorrer, quando o paciente de forma não intencionalmente, vai ao chão ou a algum plano mais baixo em relação à sua posição inicial. A avaliação periódica dos riscos que cada paciente apresenta para ocorrência de queda orienta os profissionais a desenvolver estratégias para sua prevenção.
Algumas maneiras de evitar a queda são no ambiente físico que se encontra o paciente, sendo fundamental que qualquer objeto escorregadio seja removido do espaço de circulação no quarto. Além disso, é importante orientar para que calçados não escorregadios sejam utilizados neste período.
Lesão por pressão é uma lesão resultante da pressão prolongada sobre a pele. A avaliação periódica dos riscos que cada paciente apresenta para a ocorrência de lesão por pressão orienta os profissionais a desenvolver estratégias para sua prevenção.
Para prevenir este tipo de dano em pacientes restritos ao leito é necessário a troca de posição realizada pelos profissionais de saúde com uma freqüência máxima de 2 horas e manter a pele sempre hidratada.
Essas foram as 6 Metas de Segurança do Paciente orientadas em todos os hospitais para um melhor atendimento aos pacientes. O Hospital Santa Virgínia apóia está campanha e acredita que o cumprimento dessas metas é fundamental para um atendimento humanizado e seguro para todos.
Fonte: Enfermagem para Segurança do Paciente – COREN/SP