Também conhecido como OCT (Optical Coherence tomography), a tomografia de coerência óptica é um exame de diagnóstico utilizado por oftalmologistas para estudar a retina, a córnea, a íris e o cristalino do olho com objetivo de obter imagens coloridas e precisas em alta resolução. O exame é uma excelente ferramenta para investigação e estudo da saúde ocular.
Este tipo de exame, diferente de outras tomografias, não utiliza radiação, mas feixes de luz, sendo assim um procedimento inócuo e não invasivo para o paciente. A avaliação feita com o OCT, tornou-se então imprescindível no diagnóstico, avaliação e acompanhamento de doenças, corroborando assim com a análise da eficácia de tratamentos.
Totalmente indolor, o exame pode ser realizado com ou sem a dilatação da pupila, e tem uma duração máxima de 10 minutos nos dois olhos. A única recomendação médica é que o paciente esteja acompanhado, pois em caso de dilatação, a visão turva, temporariamente pode limitar algumas atividades. O exame é habitualmente realizado nas seguintes patologias:
- Edema de mácula
- Retinopatia diabética
- Degeneração macular relacionada a idade
- Buraco macular
- Tração vítreo macular
- Membrana epirretiniana
- Descolamento de retina
- Coriorretinopatia serosa central
- Glaucoma
O médico pode solicitar a realização do exame caso desconfie de uma das doenças, ou de forma preventiva com o passar da idade do paciente. O Hospital Santa Virgínia conta com o serviço de Tomografia de Coerência Óptica no Centro de Oftalmologia, para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/ ou entre em contato com nossa Central de Agendamento (11)2799-3230.
Este conteúdo contou com a participação do Dr. Marcelo Jerez (CRM 125.341), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia.