Quando a tireoide apresenta funcionamento alterado, é normal que alguns sintomas se manifestem, visto que ela é a glândula responsável pelo controle dos hormônios do organismo. Os problemas podem estar relacionados ao excesso de função da glândula – chamada de hipertireoidismo, ou pode estar com baixa atividade, conhecida como hipotireoidismo.

Os sintomas são diferentes. Normalmente, quando há o diagnóstico de hipertireoidismo o paciente manifesta sintomas como emagrecimento, dificuldade de concentração e agitação, já no hipotiroidismo as queixas são de facilidade para engordar, pele seca e fria, cansaço e queda de cabelo.

Alguns sintomas podem transmitir verdadeiros sinais de alerta para o paciente, que deve estar atento a sensações como:

– Aumento de peso ou emagrecimento

– Esquecimento e dificuldade de concentração

– Alterações de humor

– Palpitações e pressão alta

– Desconforto na garganta e no pescoço

– Prisão de ventre

– Sonolência, cansaço e dores musculares

– Queda de cabelo

 

É muito importante estar com as funções da tireoide ajustadas, pois seu funcionamento atua diretamente no coração, fígado, rins, concentração, estados emocionais, ciclo menstrual, metabolismo entre outras. Tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo possuem tratamento, e para isso o médico solicitará exames laboratoriais.

Além disso, o surgimento de nódulos na tireoide é extremamente frequente, principalmente em mulheres acima de 35 anos de idade. Estima-se que 50% das delas podem manifestar este surgimento, que apesar de em sua maioria apresentar diagnóstico benigno, é preciso cuidado. Os médicos alertam que este tipo de nódulo está relacionado ao câncer de tireoide, que apesar de pouco frequente não manifesta sintomas.

O Hospital Santa Virgínia presta atendimento à casos de tireoide no Ambulatório, além de prestar serviços na realização de exames como USG e Punção no Centro de Diagnósticos por Imagem para ajudar no tratamento. Para mais informações acesse hsv.org.br/servicos/#ambulatorio.

Este conteúdo contou com a participação do Dra. Marianne Yumi Nakai (CRM 141080)