Para tratar com excelência os pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, o Hospital Santa Virgínia conta com um Protocolo Institucional específico para esta doença. Ao sinalizar no totem eletrônico do Pronto-Socorro a presença de sintomas compatíveis com AVC, o paciente é imediatamente direcionado para a sala de emergência e o protocolo iniciado. Quanto mais rápida o obstrução ou rotura de vaso cerebral (que são as causas do AVC) for diagnóstica e o pronto tratamento instituído, menor a probabilidade de o paciente permanecer com sequelas. Por isso, nos casos suspeitos, os exames de laboratório e a tomografia de crânio são realizados com metas de tempo que seguem rigorosamente padrões internacionais.

Nos casos de obstrução vascular, o paciente recebe uma medicação que dissolve o trombo que bloqueia o vaso. Quando esta obstrução atinge um grande vaso cerebral, menores as chances da medicação efetivamente desobstruir o vaso. Nestes casos, que produzem sequelas mais graves, nossa equipe de neurointervenção introduz um cateter e realiza a ressecção mecânica do trombo, melhorando muito o prognóstico neurológico do paciente.

Os melhores resultados ocorrem quando estes dois tratamentos são realizados precocemente. Por isto, procure um serviço qualificado no tratamento do AVC o mais rapidamente possível frente aos seguintes sintomas:

  • Perda súbita da força ou de sensibilidade em um dos lados do corpo
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos
  • Dor de cabeça cuja intensidade se tornou grande em curto espaço de tempo

A rotura ou obstrução vascular responsáveis pelo AVC em geral estão atreladas a hipertensão, colesterol ou glicemia elevados e arritmias ou outras anormalidades do funcionamento cardíaco.

Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-cardiologia-e-cirurgia-cardiaca/.

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Mauro Dirlando (CRM 75.704)