Atualmente o termo sedentarismo é utilizado para indicar a falta de atividades físicas regulares. Ele representa uma contribuição relativa de 12% para o aparecimento de doenças cardiovasculares. O sedentarismo também contribui para o ganho excessivo de peso e ambos são as principais causas do diabetes tipo 2. Por outro lado, um recente estudo populacional com quase 20 mil participantes mostrou que a atividade física reduz em 50% o risco de diabetes tipo 2.

Sedentarismo também se associa a queixas de cansaço, redução da força muscular e má qualidade de sono. O combate a este estilo de vida deve começar com um check-up geral. A partir dele, o médico o orientará sobre a melhor maneira de iniciar as atividades físicas.

O Hospital Santa Virgínia possui em seu Centro Médico Ambulatorial um grupo de profissionais especializados em selecionar e interpretar os exames de check-up recomendados conforme o sexo e faixa etária do paciente. Para mais informações acesse hsv.org.br/servicos/#ambulatorio ou ligue em nossa Central de Agendamento (11) 2799-3230.

Este conteúdo contou com a participação do Dr. Mauro Dirlando (CRM 75.704)