No mês de outubro, os holofotes se voltam para a conscientização sobre o câncer de mama por meio da campanha Outubro Rosa. No entanto, além da detecção precoce de tumores mamários, a saúde da mulher envolve vários outros aspectos, não apenas físicos, mas também emocionais e sociais.

Rastreio para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. No Brasil, os cânceres de mama e de colo de útero são o primeiro e terceiro mais incidentes, respectivamente. O tratamento destes tumores no estágio inicial aumenta muito as chances de cura. Assim, visando o diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam o rastreio dos cânceres de mama e colo de útero, respectivamente, com realização de mamografia anual a partir dos 40 anos e de citologia oncótica (papanicolau) a partir dos 25 anos.

Alimentação saudável, peso corporal e atividade física. Exposição a certos agentes externos e a gordura podem produzir danos ao DNA que induzem ao câncer. Uma dieta balanceada, rica em grãos, frutas e vegetais frescos e contendo pouca carne vermelha e alimentos ultraprocessados, pode prevenir diversos cânceres, além do de mama. A obesidade e o sedentarismo devem ser evitados, pois alteram o metabolismo celular, o que pode conduzir ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, à hipertensão e às doenças cardiovasculares.  Estas recomendações devem ser adotadas como um estilo de vida.

Saúde mental e doença. Existem vários estudos com boa qualidade estabelecendo uma associação entre eventos estressantes e câncer de mama. Além disto, o estresse emocional decorrente da depressão ou da ansiedade pode comprometer muito a qualidade de vida da mulher. Ninguém precisa passar por isto, pois hoje existem intervenções farmacêuticas e psicoterápicas altamente efetivas para controle destas doenças.

A saúde da mulher é uma jornada constante que requer atenção e cuidado em diversas áreas da vida. Vamos além do Outubro Rosa e tornemos o cuidado com a saúde feminina uma prioridade contínua. Priorize-se, cuide-se e celebre sua saúde em todas as suas dimensões!

 

Este conteúdo foi aprovado pelo Dr. Mauro Dirlando, médico intensivista e coordenador de práticas assistenciais do Hospital Santa Virgínia