Promover uma vida saudável envolve diversos hábitos contínuos

 

Doenças crônicas são aquelas que persistem por longos períodos de tempo, geralmente por mais de três meses, e que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente. Essas doenças geralmente não têm cura, mas podem ser controladas ou tratadas para reduzir os sintomas e prevenir complicações.

Nosso Centro de Obesidade e Diabetes tem por objetivo tratar de forma completa o diabetes, uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas da doença incluem aumento da sede e da fome, vontade frequente de urinar, cansaço, visão turva, infecções recorrentes, feridas que demoram a cicatrizar e formigamento nos pés e nas mãos.

Cuidar da saúde e evitar doenças crônicas é um processo contínuo que envolve diversos aspectos da vida. Algumas dicas para promover uma vida saudável e prevenir doenças crônicas incluem:

  1. Manter uma dieta saudável e equilibrada, com alimentos variados e ricos em nutrientes essenciais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
  2. Praticar exercícios físicos regularmente, de acordo com as orientações médicas e suas capacidades físicas.
  3. Controlar o estresse e a ansiedade, por meio de técnicas como meditação, yoga ou outras atividades que ajudem a relaxar.
  4. Dormir o suficiente, em média 7 a 8 horas por noite, para permitir a recuperação do corpo e da mente.
  5. Evitar o uso de substâncias prejudiciais à saúde, como tabaco, álcool e drogas ilícitas.
  6. Realizar exames médicos regulares e seguir as orientações do médico em relação à prevenção e tratamento de doenças crônicas.
  7. Manter um peso saudável e controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
  8. Proteger-se de doenças infecciosas por meio da vacinação e da adoção de medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente.
  9. Evitar exposição excessiva à luz solar e usar protetor solar para prevenir o câncer de pele.
  10. Manter relacionamentos saudáveis e uma rede de apoio social para lidar com desafios e estressores da vida.

Lembre-se que cada indivíduo é único e pode ter necessidades específicas de cuidados com a saúde. Por isso, é importante conversar com um profissional de saúde para orientações personalizadas e acompanhamento adequado. Continue seguindo nossas redes sociais para mais conteúdos como este.

 

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Gisele Malavazi (CRM 111534), endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Santa Virgínia