Cuidado em um toque
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre anualmente durante o mês de outubro em todo o mundo. O objetivo principal da campanha é compartilhar informações sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da mama, principalmente nas glândulas mamárias ou nos ductos que transportam o leite. É um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres em todo o mundo, embora homens também possam desenvolvê-lo, apesar de ser em uma frequência muito menor.
A causa exata do câncer de mama não é conhecida, mas existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a doença, incluindo: sexo e idade, história familiar, mutação genética, exposição a hormônios, obesidade, consumo de álcool e fatores reprodutivos: Não ter filhos ou ter o primeiro filho após os 30 anos, bem como não amamentar, pode aumentar o risco.
A prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre fatores de risco. Embora não seja possível prevenir totalmente o câncer de mama, é possível reduzir o risco de desenvolvê-lo através das seguintes medidas como adoção de hábitos saudáveis, manter-se sempre no peso ideal, realizar exames regulares para detecção precoce, praticar atividade física regularmente, entre outros fatores.
O Outubro Rosa é uma iniciativa importante que visa salvar vidas, promover a conscientização e apoiar as pessoas afetadas pelo câncer de mama. É um lembrete anual para que todos se envolvam na luta contra essa doença e busquem maneiras de contribuir para a pesquisa e prevenção do câncer de mama, mas um cuidado que devemos tomar o ano inteiro.
O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oncologia capacitado para o tratamento deste e de diversos tipos de câncer. Para mais informações navegue em nosso site, ou entre em contato em nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Dácio Quadros, médico oncologista do HSV