A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O movimento é internacional, visto que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
A iniciativa foi criada no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
– Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
– Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
– Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, portanto, não há uma causa única para o câncer de mama. Ele pode estar atrelado com o envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação.
O Hospital Santa Virgínia apoia a campanha que traz para toda a população recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Câncer de Mama tem cura!
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Bruno Santucci (CMR 121400), médico oncologista do Hospital Santa Virgínia