Miopia e Telas

Estudos recentes da oftalmologia revelam que o tempo excessivo de tela pode estar associado ao aumento da miopia, e que há uma epidemia da doença em crianças e adolescentes. Os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) alertam pais e educadores sobre a doença, frente ao grande aumento do diagnóstico em consultórios.

Cada vez mais jovens estão usando óculos para corrigir a miopia em função dessa tendência. O uso de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, podem contribuir com essa deterioração da visão em razão do tempo de tela. Os oftalmologistas falam de um real problema de saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nos anos 2000, cerca de 23% da população sofria com miopia, que se trata de uma condição ocular comum, que geralmente se desenvolve nas primeiras duas décadas de vida. Pesquisas e dados mais recentes estimam que aproximadamente 50% das pessoas desenvolverão o problema em 2050.

O objetivo do tratamento medicamentoso, em crianças, é reduzir a taxa de progressão da miopia, adicionalmente é recomendação médica controlar o uso de tela de crianças e adolescentes, limitando o tempo diário de exposição. Além disso, é essencial que nesta faixa etária, os pais levem os filhos para consultas frequentes com oftalmologista.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Oftalmologia altamente capacitado para atender adultos e crianças, tendo um corpo clínico especializado e uma estrutura de ponta com a realização de diversos exames para detectar miopia e outras doenças que afetam os olhos. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-oftalmologia/.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Marcelo Jerez (CRM 125341), oftalmologista do Hospital Santa Virgínia