Em comemoração ao dia do nutricionista, nós iremos apresentar um pouco da sua rotina e a importância desse profissional no âmbito hospitalar.

 

Quando o paciente é internado, o nutricionista clínico o visita para realizar a sua triagem. Isso envolve analisar o seu estado nutricional, necessidades calóricas e proteicas, consumo alimentar e possíveis deficiências nutricionais. É com base nessa avaliação, e considerando também as condições clínicas, restrições alimentares e necessidades específicas de cada paciente, que o nutricionista desenvolve o plano alimentar ideal para cada um, que irá contribuir na sua recuperação frente ao tratamento médico proposto.

Uma vez que esses procedimentos iniciais e o plano dietoterápico tenham sido traçados, o nutricionista clínico acompanha a ingestão alimentar e avalia as respostas do paciente à dieta prescrita, isso permite correções e ajustes necessários, sendo capaz de adaptar a alimentação de acordo com possíveis mudanças das condições médicas do paciente, sendo crucial para lidar com cirurgias, infecções, traumas ou outras situações clínicas variáveis, além de prevenir complicações como desnutrição, perda de massa muscular e deficiências vitamínicas, garantindo que as necessidades nutricionais sejam atingidas, fortalecendo o sistema imunológico durante todo o tratamento e período de internação.

Além disso, o nutricionista exerce um papel importante, integrando a equipe multidisciplinar do hospital, em colaboração com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, dividindo e recebendo informações, que otimizarão os resultados e a experiência geral do paciente.

Na alta do paciente, o nutricionista clínico realiza as orientações a serem seguidas em casa, visando a manutenção da saúde, promovendo hábitos alimentares saudáveis e conscientização sobre escolhas nutricionais adequadas.

Em suma, o nutricionista clínico desempenha um papel vital na recuperação do paciente no ambiente hospitalar, contribuindo para a recuperação do quadro clínico, redução do tempo de internação, educação e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

 

Este material foi produzido por Diego de Souza (CRN3 37272), Nutricionista Clínico da Icare no Hospital Santa Virgínia