O Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia conta com profissionais especializados para atender o paciente de forma completa e humanizada em casos de diversos sintomas cardiovasculares. Para isso, aqui no HSV, é possível a realização de diversos exames.

Para que você entenda um pouquinho a finalidade de cada procedimento, preparamos um material com os detalhes de cada exame, confira abaixo:

Ecocardiograma  

O ecocardiograma é um exame semelhante ao ultrassom que utiliza ondas sonoras para obter imagens do coração. Ele é essencial para analisar a saúde do músculo cardíaco, verificando se o coração e as válvulas estão funcionando adequadamente além de detectar malformações cardíacas.

Holter

O exame Holter é uma avaliação capaz de monitorar a atividade do coração durante o período de 24 horas, a fim de acompanhar o comportamento cardíaco do paciente durante um dia normal de sua rotina, inclusive durante o sono. É um exame muito importante para detectar arritmias cardíacas.

MAPA

MAPA é uma sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Isso significa que o exame é uma forma de aferir a pressão arterial de um paciente, para monitorar oscilações e picos que podem indicar hipertensão. O exame geralmente é feito durante 24 horas, para que o médico tenha dados da pressão arterial do paciente enquanto dorme e enquanto executa suas tarefas diárias.

Teste ergométrico

Esse exame serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Cateterismo

É um procedimento invasivo, realizado a partir da punção de uma artéria do braço ou da perna para passagem de um cateter que alcança o coração. Sua indicação mais frequente é para avaliação das artérias coronárias ( artérias do coração). É exame padrão ouro para o diagnóstico de doença coronariana aterosclerótica ( infartos e angina ).

Hemodinâmica

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar doenças neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. Também é possível realizar tratamento de doenças estruturais do coração como forame oval patente, comunicação interatrial (CIA), tratamento de estenose de valva aórtica, dentro outras malformações e doenças valvares. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

O Hospital Santa Virgínia conta com esses e outros serviços a fim de oferecer a todos os pacientes um ótimo atendimento de manutenção à saúde. Fique atento as nossas redes sociais para não perder nenhuma informação, e para mais conteúdos sobre nosso Centro de Cardiologia, acesse hsv.org.br/centro-de-cardiologia-e-cirurgia-cardiaca/.

 

Este vídeo foi avaliado pelo Dr. Alessandro Lyra (CRM 179.942), médico cardiologista intervencionista do Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia