O aneurisma da aorta é uma condição grave, assintomática que merece atenção
O aneurisma da aorta é uma condição grave e potencialmente fatal que ocorre quando há um enfraquecimento e dilatação anormal na parede da aorta, o principal vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para o resto do corpo.
A causa exata de um aneurisma da aorta pode variar, mas muitos fatores contribuem para o seu desenvolvimento como hipertensão arterial, aterosclerose, genética, tabagismo; e idade e sexo, visto que homens com mais de 65 anos são mais propensos a desenvolver.
Os aneurismas da aorta muitas vezes não apresentam sintomas até que se tornem grandes ou se rompam. O diagnóstico precoce é crucial e pode ser feito através de exames de imagem, como ecocardiograma e tomografia.
Em casos de aneurismas grandes ou sintomáticos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar ou substituir a seção afetada da aorta. A prevenção do aneurisma da aorta envolve a adoção de um estilo de vida saudável e o gerenciamento de condições que possam contribuir para o seu desenvolvimento.
Pode ser uma condição grave, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a maioria dos pacientes pode ter um bom prognóstico.
No Hospital Santa Virgínia, contamos com um Centro de Cardiologia completo para o tratamento e acompanhamento desta e de outras condições cardíacas. Se você tem fatores de risco ou sintomas relacionados, não hesite em procurar um especialista para uma avaliação completa.
Conheça mais sobre o nosso Centro de Cardiologia clicando aqui!
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Renato Bauab, médico cirurgião cardíaco do Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia