Conscientizar para prevenir danos
O Dia Mundial da Sepse é celebrado anualmente em 13 de setembro. Este dia tem como objetivo aumentar a conscientização da patologia, também conhecida como infecção generalizada. A sepse é uma condição médica grave que ocorre quando o corpo responde de forma excessiva a uma infecção, levando a uma série de reações inflamatórias que podem causar disfunção de múltiplos órgãos e, em casos graves, levar à morte.
A doença é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, mas a conscientização sobre a condição pode ajudar a melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento, o que pode salvar vidas. A educação sobre a sepse é fundamental, pois muitas pessoas podem não estar cientes dos sinais precoces da condição, e os profissionais de saúde também precisam estar bem-informados para diagnosticar e tratar a sepse de maneira eficaz.
Os sintomas da sepse podem variar, mas geralmente incluem:
- Febre ou temperatura corporal abaixo do normal (hipotermia).
- Frequência cardíaca aumentada (taquicardia).
- Frequência respiratória aumentada (taquipneia).
- Confusão mental, sonolência excessiva ou dificuldade de acordar.
- Pressão arterial baixa (hipotensão).
- Palidez ou manchas roxas na pele.
- Dificuldade em respirar.
- Dor muscular.
- Redução na produção de urina.
- Náuseas, vômitos ou diarreia.
Portanto, o Dia Mundial da Sepse desempenha um papel importante na promoção da conscientização e na luta contra essa condição médica grave. Aqui no Hospital Santa Virgínia, atendemos prontamente os casos de sepse no Pronto Atendimento 24 horas, e O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para melhorar as chances de recuperação na sepse.
Para mais informações acesse Pronto Atendimento – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br)
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV