A pele do corpo e do rosto merece cuidados especiais durante o inverno. Nessa época, sofremos muito com o tempo seco e a diminuição da transpiração. Além disso, costumamos tomar banhos mais quentes e demorados, que levam à diminuição da camada lipídica, responsável por manter a oleosidade e a umidade natural da pele.

Tudo isso contribui para a desidratação do maior órgão do nosso corpo, que funciona como barreira de proteção contra vários tipos de doenças – a importância em mantê-lo saudável.

Nos meses mais frios é comum aumentarem os casos de lesões por dermatite atópica, dermatite seborreica, infecções e psoríase. Pacientes com doenças crônicas como hipotiroidismo e diabetes costumam ter, habitualmente, a pele mais ressecada.  Quem toma medicamentos diuréticos ou à base de estatinas (para o colesterol) também pode apresentar pele mais seca e sem elasticidade. Nesses pacientes, os cuidados são necessários em todas as estações do ano.

Podemos perceber que a pele está desidratada quando ela perde o brilho, a elasticidade, fica com aspecto esbranquiçado – às vezes, até com descamações finas-, vermelhidão e coceira. Para evitar que isso aconteça, devemos seguir alguns passos:

 

Cuidados com a pele durante a pandemia

O uso de álcool em gel, associado ao aumento da frequência de lavagem, tem contribuído para ressecar ainda mais a pele das mãos, pois, além de diminuir o manto de gordura, ele também é altamente adstringente. Da mesma maneira que acontece com a pele do corpo, as mãos também podem ficar extremamente secas, descamando e com vermelhidão e coceira. Alguns pacientes chegam a desenvolver dermatites, que podem se estender até os punhos e antebraços.

 

O que fazer para proteger as mãos? 

– Se você estiver em casa, basta lavar as mãos com água e sabonete;
– Use luvas ao manusear produtos de limpeza (dê preferência às luvas de vinil ou silicone);
– Reserve o uso de álcool em gel para ocasiões em que precisar sair de casa (nos mercados, transportes públicos etc.) e, de preferência, tenha seu próprio frasco;
– Capriche no uso de hidratantes para as mãos (uma dica é também usar antes de dormir);
– Caso ocorra vermelhidão, coceira ou ardor, é aconselhável consultar um dermatologista, para avaliar e indicar o melhor tratamento.