Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com a artrose, doença que causa o desgaste da cartilagem e articulação dos ossos, podendo atingir os dedos das mãos e pés, joelhos, quadris e vértebras da coluna.

A artrose tem prevalência em pessoas com mais de 50 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial com mais de 65 anos tem osteoartrite. “Apesar de ser um desgaste natural e acometer os mais velhos, a doença pode atingir pacientes de qualquer idade, como consequência de uma doença reumática, por exemplo, artrite reumatoide, espondilite, entre outras”, explica a Dra. Elaine Nespoli, reumatologista do Hospital Santa Virgínia.

 

Sintomas da Artrose – Dores e inchaços articulares, além da dor protocinética (incômodo ao iniciar os movimentos que alivia depois que aquece o corpo).

Principais causas – Genética, obesidade e excesso de impacto nas articulações.

 

“Os principais cuidados da doença articular degenerativa são: reverter a obesidade, optar por atividades físicas que não tenham impacto articular, como pilates, exercícios na água, musculação (com orientação profissional), além de observar casos familiares”, relata a reumatologista.

O diagnóstico é realizado pela análise médica, juntamente com exames físicos e de imagens como raio-x, tomografia e ressonância magnética.

 

Tratamento – A artrose não tem cura, portanto, o tratamento é sintomático. “Não há como recuperar uma cartilagem gasta, mas, sim, lubrificá-la ou minimizar a dor”, afirmou a Dra. Elaine Nespoli. Em caso de osteoartrite avançada (quando impede o paciente de se locomover), é indicado prótese articular.

 

Consulte sempre um médico especialista e evite a automedicação.