De uma forma simples de entender a diferença entre as doenças, podemos definir a artrite como inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Ambas precisam de atenção e cuidado, pois podem causar sintomas como dores fortes e inchaço. Abaixo, explicamos melhor cada patologia.

 

O que é artrite?  

Caracterizada como processo inflamatório, a artrite atinge uma ou mais articulações do corpo, em locais como joelhos e cotovelos. O tipo mais comum da doença é conhecido como artrite reumatoide, que se trata de uma enfermidade crônica que pode afetar diversas articulações ao mesmo tempo. Há mais tipos: da doença como 1- artrite piogênica (infecciosa) que acontece por conta da invasão de uma bactéria no local,2- a artrite psoriática que causa além da inflamação articular lesões de pele (Psoríase) e a artrite gotosa, causada pelo acúmulo de ácido úrico na articulação.

 

Sintomas de artrite

Entre os principais sintomas, estão:

– Dor nas articulações, pode ser uma ou mais

– Inchaço no local

– Dificuldade de movimento na articulação

– Rigidez no corpo, em especial durante as manhãs

 

Tratamento da artrite

A artrite pode ser causada por fatores como excesso de peso, idade, traumatismo, fator genético e até mesmo devido a fungos, bactérias e vírus que se instalam através da corrente sanguínea causando inflamação. O tratamento depende do tipo da doença que o paciente possui, mas geralmente é feito através de remédios, fisioterapia e acompanhamento médico.

Artrite não tem cura, mas tem tratamento que foca em diminuir os danos da doença, prevenir que os sintomas se intensifiquem, melhorar a função articular e melhorar a qualidade de vida, visto que a artrite causa muitas dores e limitações.

 

O que é artrose?

A artrose é uma doença degenerativa, que afeta as cartilagens, que são tecidos responsáveis pela proteção das articulações. O desgaste provocado, aumenta o atrito entre os ossos, provocando dor, deformação, dificuldade de movimento, inflamação e desconforto.

Normalmente a artrose acontece durante o envelhecimento, e a causa mais frequente acomete as articulações de carga, que suportam peso, como os pés, o quadril, coluna e principalmente joelhos.

 

Causas de artrose

Os sintomas de artrose são semelhantes ao da artrite, mas sua evidencia também pode ser por causa hereditária ou fatores que aumentam o risco como:

– Obesidade, pois o excesso de peso nas articulações, acelera o desgaste

– Desgaste natural das articulações (envelhecimento)

– Prática de esportes com grande impacto articular, que sobrecarregam repetitivamente a articulação como futebol, por exemplo

– Trabalho que exige sobrecarga como empregados domésticos, pintores e cabelereiros

– Atividades em que movimentos como agachar e ajoelhar sejam feitos repetitivamente

– Traumas como fraturas, torções ou pancadas.

 

Artrose tem cura?

Não tem cura para artrose, mas tem tratamento, baseado na utilização de remédios anti-inflamatórios e analgésicos com o objetivo de aliviar a dor causada pela doença. Os médicos também recomendam fisioterapia realizada diariamente para fortalecer a articulação e melhorar o movimento. O tratamento correto pode levar ao controle da artrose.

 

Conclusão

Por fim, entendemos artrite como uma doença inflamatória, associada ao sistema imunológico. Já a artrose está geralmente associada ao excesso de sobrecarga articular como obesidade, traumas ou até mesmo cirurgia articular prévia. Para esclarecimento de dúvidas é importante consultar um médico.

Apesar dos sintomas serem mais comuns ao passar da idade, é preciso estar atento aos sintomas e fazer os exames preventivos. O Hospital Santa Virgínia atende casos de artrite e artrose no Ambulatório de Especialidades, com reumatologistas especializados. Para mais informações acesse  https://hsv.org.br/servicos/#ambulatorio.

 

Este conteúdo contou com a participação da Dra. Elaine Nespoli (CRM 66563)