O que é, e porque devemos nos preocupar
A arritmia cardíaca é um distúrbio do ritmo cardíaco, ou seja, uma anormalidade na frequência ou na regularidade dos batimentos cardíacos. O coração normalmente tem um ritmo regular, coordenado pela atividade elétrica que controla a contração dos músculos cardíacos. No entanto, em pessoas com arritmia cardíaca, essa atividade elétrica está alterada, o que pode resultar em batimentos cardíacos rápidos, lentos ou irregulares.
As arritmias cardíacas podem ser causadas por uma variedade de fatores, como:
- Problemas estruturais no coração;
- Doenças cardíacas;
- Desequilíbrios eletrolíticos;
- Distúrbios hormonais;
- Consumo excessivo de álcool ou cafeína;
- Uso de certos medicamentos;
- Estresse e ansiedade.
Os sintomas de arritmia cardíaca podem incluir:
- Palpitações (sensação de batimentos cardíacos acelerados, fortes ou irregulares);
- Falta de ar,
- Tontura, desmaio,
- Dor no peito e fadiga.
No entanto, em alguns casos, a arritmia pode ser assintomática e ser detectada apenas durante um exame médico de rotina.
O tratamento da arritmia cardíaca depende do tipo e da gravidade da arritmia, bem como das condições de saúde do paciente. Em alguns casos, a arritmia pode não exigir tratamento específico, enquanto em outros podem ser necessários medicamentos, procedimentos invasivos, como estudo eletrofisiológico e ablação por cateter, ou até mesmo implantação de dispositivos, como um marca-passo ou desfibrilador implantável.
O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Cardiologia capacitado para o tratamento de arritmias cardíacas e o centro de Hemodinâmica para realização de estudo eletrofisiológico e ablação. Para mais informações acesse Centro de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br) ou entre em contato com nossa Central de Agendamento através do número (11) 2799-3230.
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do Hospital Santa Virgínia | CRM-SP: 91.242