Entenda as principais diferenças entre as doenças respiratórias

 

A gripe e o resfriado são doenças respiratórias comuns, mas são causadas por vírus diferentes e têm algumas diferenças em seus sintomas e gravidade.

A gripe, também conhecida como influenza, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B ou C. É uma infecção comum que afeta o sistema respiratório, incluindo o nariz, a garganta e os pulmões. Ela é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias expelidas quando alguém infectado tosse, espirra ou fala, ou através do contato com superfícies contaminadas.

O resfriado comum, é uma doença viral leve do sistema respiratório superior. É uma das doenças mais comuns e é causada principalmente por diferentes tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. O resfriado é altamente contagioso e pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou entra em contato próximo com outras pessoas.

Embora a gripe possa ser mais intensa e ter complicações mais sérias, tanto a gripe quanto o resfriado são doenças autolimitadas, o que significa que elas geralmente desaparecem por conta própria com o tempo e não requerem tratamento específico. Os sintomas do resfriado geralmente são mais leves do que os da gripe.

 

Abaixo, listamos a diferença entre os sintomas:

Sintomas de Gripe Sintomas de Resfriado
Febre Alta, calafrios Congestão Nasal
Dores Musculares Coriza (nariz escorrendo)
Fadiga Intensa Espirros
Dor de Cabeça Dor de garganta leve
Congestão Nasal Tosse leve
Tosse Seca Fadiga leve
Dor de garganta Ocasionalmente febre baixa
Náuseas, vômitos e diarreia  

 

É importante destacar que, devido à similaridade de alguns sintomas, pode ser difícil diferenciar a gripe do resfriado com base apenas nos sintomas apresentados. O diagnóstico preciso geralmente requer exames laboratoriais específicos para identificar o vírus causador da doença.

Os médicos recomendam buscar a emergência em casos de febre alta para investigar mais afundo os sintomas. O Hospital Santa Virgínia conta com Pronto Atendimento 24 horas para pacientes acima de 12 anos de idade. Para mais informações acesse Pronto Atendimento – Hospital Santa Virgínia (hsv.org.br).

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Daniel Gentil, médico coordenador do Pronto Atendimento do HSV