Popularmente conhecido como pulso, o punho é um complexo de pequenos ossos, ligamentos e tendões que unem o antebraço à mão, permitindo sua mobilidade, estabilidade e as inúmeras funções. Quando essas atividades normais do punho são alteradas, a estabilidade do punho fica comprometida, resultando numa alteração dos movimentos.

A partir dessa alteração, são manifestados sintomas como dor, fraqueza, rigidez e, frequentemente limitação de movimentos entre outras sensações caso não seja tratada adequadamente. Dentre as principais causas da sensação de “pulso aberto” temos:

  • Traumatismo ou entorse do punho, por vezes, associado à fratura;
  • Lesões repetitivas do punho;
  • Sinovite inflamatória, que pode ocorrer em patologias inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide;
  • Degeneração articular;
  • Infecção;
  • Malformações congênitas;
  • Doenças neurológicas;
  • Entre outras.

Os tratamentos das alterações do punho dependem de vários fatores, como o tipo de lesão, a causa, o tempo decorrido e o seu estágio. O diagnóstico correto é fundamental para possibilitar a volta ao estado normal, permitindo evitar a evolução da doença.

Em fase inicial ou um trauma agudo, o tratamento mais indicado é a aplicação de compressas de gelo para minimizar sintomas como dor e inchaço. Em casos em que os sintomas estão mais intensos, pode ser recomendada a imobilização do punho e até mesmo medicação analgésica e antiinflamatória.

Caso apresente dor no pulso ou no punho, é importante sempre consultar o ortopedista para avaliar as características desse desconforto: o que pode ter causado, os sinais e sintomas, e a partir disso trazer os melhores exames necessários para um melhor tratamento ao paciente.

O Hospital Santa Virgínia conta com Centro de Ortopedia com especialistas nas diversas áreas como: mão (que pode ajudar no tratamento nas diversas patologias do punho e mão), além de especialistas em joelho, coluna, ombro, pé e quadril. Para mais informações acesse hsv.org.br/centro-de-ortopedia/ ou ligue em nossa Central de Agendamento através do (11) 2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Luis Buendia (CRM 79752), ortopedista especialista em mão do Hospital Santa Virgínia