Confira as orientações do Dr. Ricardo Thomaz Tebaldi, responsável pelo serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Santa Virgínia e saiba como prevenir e tratar as varizes.

 

O que são varizes? 

As varizes são dilatações e deformações de veias que apresentam um fluxo sanguíneo invertido (refluxo venoso), manifestando-se com o acúmulo de sangue no vaso. A doença ocorre cinco vezes mais em mulheres do que em homens e, geralmente, atinge pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição.

 

Quais são as causas?

As varizes costumam aparecer, principalmente, em mulheres a partir dos 35 anos, e são causadas, na maioria das vezes, por fatores genéticos.

 

Existem fatores de risco?

Apesar de a genética ser a principal causa, outros fatores podem influenciar e agravar o surgimento de varizes, como a obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além do tabagismo.

 

Como prevenir as varizes?

A prevenção passa por criar hábitos saudáveis, combatendo o sedentarismo e o sobrepeso, que prejudicam o organismo. Os exercícios físicos são prioridade na lista de cuidados. Por exemplo, as caminhadas auxiliam no fortalecimento da musculatura, que funciona como uma bomba que impulsiona o sangue para o abdômen, evitando, assim, o refluxo venoso, e possibilitando o retorno sanguíneo adequado.

 

Como é feito o diagnóstico?

Além da avaliação clínica no consultório, existem exames indicados para o diagnóstico e o tratamento das varizes, desde os graus mais leves até os mais avançados. O exame mais comum é o Ultrassom com Doppler colorido.