A campanha Julho Verde tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço, visto que quanto antes descoberto, maior eficácia no tratamento. No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros.

O principal objetivo da campanha, é chamar atenção para tumores que muitas vezes apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudica a qualidade de vida do paciente. Dentre as manifestações temos: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz e lesões com sangramento e de cicatrização demorada.

Segundo o Oncoguia, os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço está atrelado com tabagismo e consumo exagerado de álcool, especialmente os tumores de boca, laringe, hipofaringe e orofaringe. Outro fator é representado pela infecção pelo HPV, que também pode ser a causa da doença.

Vale lembrar que a patologia de tumores de cabeça e pescoço, pode acometer a boca, a língua, o palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. O que mais preocupa os médicos é o fato de 60% dos diagnósticos serem descobertos quando as chances de cura e as sequelas já são maiores.

Evitar o câncer de cabeça e pescoço, e mante-se saudável, traz uma lista de cuidados necessários, além de consultar regularmente o médico para exames de rotina. Dentre as formas de prevenção, segundo a SBCCP temos:

  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
  • Manter boa higiene bucal;
  • Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
  • Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.

Este tipo de câncer tem tratamento e cura, que é ainda mais possível quando descoberto de forma precoce. O tratamento normalmente exige intervenção cirúrgica, mas pode ser necessário sessões de radioterapia e quimioterapia. Tudo depende do local, da gravidade e do estágio do tumor, da idade e das condições de saúde do paciente.

O Hospital Santa Virgínia conta com profissionais capacitados no Centro de Oncologia para realização do tratamento de câncer de cabeça e pescoço, além do apoio do Centro de Diagnósticos por Imagem e da Medicina Nuclear para um diagnóstico mais preciso para início do tratamento da doença. Para mais informações, acesse hsv.org.br/centro-de-oncologia/ ou ligue em nossa Central de Agendamento no número (11)2799-3230.

Este conteúdo foi avaliado pela Dra. Marianne Yumi (CRM 141080), especialista em cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Santa Virgínia

Fonte: Oncoguia