Saiba mais sobre a manifestação desta doença autoimune

 

O LES é uma doença autoimune, ou seja, as suas manifestações clínicas são causadas por uma resposta inadequada do sistema imunológico contra tecidos do próprio corpo. A sua causa não é totalmente conhecida.

A doença atinge muito mais mulheres do que homens, em uma proporção de 9 mulheres cada homem. Em geral as manifestações se iniciam entre os 16 e os 55 anos de idade (fase reprodutiva da mulher) e podem acometer praticamente todos os órgãos e sistemas.

O diagnóstico é feito com base em critérios que exigem uma combinação de achados clínicos e laboratoriais, o que incluem febre; lesões cutâneas, úlceras na boca e queda de cabelo; dor e inchaço nas articulações; anemia e outras alterações no hemograma; comprometimento da função renal, que pode causar alterações no exame de urina; entre outros.

O lúpus pode causar sérios problemas, como insuficiência renal com necessidade de hemodiálise. Para minimizar complicações, é fundamental o seguimento com médico proficiente no manejo desta doença.

O Hospital Santa Virgínia possui serviço de reumatologia especializado no tratamento do lúpus. Para mais informações entre em contato com nossa Central de Agendamento através do número (11) 2799-3100 ou acesse abaixo o Agendamento Online:

 

Clique aqui e faça o seu agendamento online

 

Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV