DIREITOS E DEVERES NO ATENDIMENTO HOSPITALAR
Nosso compromisso é com um atendimento ético, seguro, respeitoso e humanizado. Para garantir a melhor experiência durante sua permanência no hospital, seja no Pronto-Socorro, nas áreas de exames laboratoriais e de imagem ou nos consultórios, é fundamental que você conheça seus direitos e deveres.
DIREITOS COMO PACIENTE
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Atendimento digno, respeitoso e sem discriminação, independentemente de idade, origem, raça, sexo, identidade de gênero, religião, convicção política, condição social ou estado de saúde.
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Privacidade e confidencialidade de suas informações, com direito à presença de acompanhante nas situações previstas em lei.
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Ser informado de forma clara, objetiva e compreensível sobre seu estado de saúde, exames solicitados, condutas terapêuticas propostas, riscos, benefícios e alternativas.
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Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, após receber as devidas explicações (direito ao consentimento livre e esclarecido).
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Solicitar segunda opinião médica, quando desejar.
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Ter acesso ao seu prontuário médico, pessoalmente ou por meio de representante legal, conforme legislação vigente.
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Receber cuidados em tempo oportuno, conforme a gravidade do seu caso, com base em protocolos técnicos e critérios de classificação de risco (especialmente no Pronto-Socorro).
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Identificar os profissionais que o atendem por crachá visível contendo nome e função.
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Ser tratado com sigilo, cortesia e consideração por todos os profissionais da instituição.
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Ter garantida acessibilidade e atenção adequada às suas necessidades especiais, caso possua deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla.
DEVERES COMO PACIENTE
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Fornecer informações verdadeiras, completas e atualizadas sobre sua saúde, histórico médico e uso de medicamentos.
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Cumprir as orientações médicas e da equipe de saúde, ou comunicar claramente caso deseje recusá-las, responsabilizando-se pelas consequências.
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Tratar com respeito todos os profissionais, pacientes e acompanhantes, evitando comportamentos ofensivos, ameaçadores ou agressivos.
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Respeitar as normas institucionais do hospital, como horários de visita, uso de celulares, fluxo de circulação, jejum para exames, entre outras.
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Cuidar do patrimônio da instituição, não danificando equipamentos, estruturas ou mobiliários.
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Apresentar documentos de identificação e autorizações, quando solicitados.
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Colaborar com a classificação de risco no pronto-socorro, compreendendo que o atendimento será priorizado com base na gravidade clínica e não na ordem de chegada.
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Não realizar gravações ou divulgação de imagens de outros pacientes ou profissionais.
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Manter atualizados os dados cadastrais (nome e endereço), dados de contato (e-mail e telefone), informações de convênio e responsável legal (quando aplicável).
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Comunicar eventuais insatisfações por meio dos canais oficiais de ouvidoria ou atendimento ao cliente, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços.