DIREITOS E DEVERES NO ATENDIMENTO HOSPITALAR
 
Nosso compromisso é com um atendimento ético, seguro, respeitoso e humanizado. Para garantir a melhor experiência durante sua permanência no hospital, seja no Pronto-Socorro, nas áreas de exames laboratoriais e de imagem ou nos consultórios, é fundamental que você conheça seus direitos e deveres.


DIREITOS COMO PACIENTE

  1. Atendimento digno, respeitoso e sem discriminação, independentemente de idade, origem, raça, sexo, identidade de gênero, religião, convicção política, condição social ou estado de saúde.
  2. Privacidade e confidencialidade de suas informações, com direito à presença de acompanhante nas situações previstas em lei.
  3. Ser informado de forma clara, objetiva e compreensível sobre seu estado de saúde, exames solicitados, condutas terapêuticas propostas, riscos, benefícios e alternativas.
  4. Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, após receber as devidas explicações (direito ao consentimento livre e esclarecido).
  5. Solicitar segunda opinião médica, quando desejar.
  6. Ter acesso ao seu prontuário médico, pessoalmente ou por meio de representante legal, conforme legislação vigente.
  7. Receber cuidados em tempo oportuno, conforme a gravidade do seu caso, com base em protocolos técnicos e critérios de classificação de risco (especialmente no Pronto-Socorro).
  8. Identificar os profissionais que o atendem por crachá visível contendo nome e função.
  9. Ser tratado com sigilo, cortesia e consideração por todos os profissionais da instituição.
  10. Ter garantida acessibilidade e atenção adequada às suas necessidades especiais, caso possua deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla.
DEVERES COMO PACIENTE
  1. Fornecer informações verdadeiras, completas e atualizadas sobre sua saúde, histórico médico e uso de medicamentos.
  2. Cumprir as orientações médicas e da equipe de saúde, ou comunicar claramente caso deseje recusá-las, responsabilizando-se pelas consequências.
  3. Tratar com respeito todos os profissionais, pacientes e acompanhantes, evitando comportamentos ofensivos, ameaçadores ou agressivos.
  4. Respeitar as normas institucionais do hospital, como horários de visita, uso de celulares, fluxo de circulação, jejum para exames, entre outras.
  5. Cuidar do patrimônio da instituição, não danificando equipamentos, estruturas ou mobiliários.
  6. Apresentar documentos de identificação e autorizações, quando solicitados.
  7. Colaborar com a classificação de risco no pronto-socorro, compreendendo que o atendimento será priorizado com base na gravidade clínica e não na ordem de chegada.
  8. Não realizar gravações ou divulgação de imagens de outros pacientes ou profissionais.
  9. Manter atualizados os dados cadastrais (nome e endereço), dados de contato (e-mail e telefone), informações de convênio e responsável legal (quando aplicável).
  10. Comunicar eventuais insatisfações por meio dos canais oficiais de ouvidoria ou atendimento ao cliente, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços.