Conheça os principais malefícios do cigarro e como combater o vício
Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais do fumo, o dia 31 de maio foi escolhido, em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS)como o “Dia Mundial Sem Tabaco”.
O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes prematuras. Ela está associada a uma variedade de problemas de saúde, incluindo cânceres dos pulmões, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e danos ao sistema imunológico.
Além de conscientizar as pessoas sobre os riscos do tabagismo, a data também é um momento para apoiar os fumantes que desejam parar de fumar, fornecendo informações, recursos e serviços destinados a cessação tabágica.
Abaixo detalhamos um pouco mais sobre os efeitos nocivos da inalação da fumaça de cigarros:
- Cânceres: O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão, respondendo por aproximadamente 85% dos casos. Também aumenta o risco de tumores da boca, laringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo do útero e de alguns tipos de leucemia.
- Doenças cardiovasculares: É um fator de risco significativo para doenças cardíacas, como doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica. O tabaco danifica os vasos e aumenta a formação de coágulos sanguíneos.
- Doenças respiratórias: Fumar está associado a uma série de doenças respiratórias, como enfisema pulmonar, bronquite crônica e asma. O tabaco causa danos aos pulmões, levando a problemas respiratórios crônicos, redução da capacidade pulmonar e falta de ar.
- Complicações na gravidez: O tabagismo durante a gravidez aumenta o risco de complicações, como parto prematuro, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo e morte fetal. Além disso, o tabaco pode afetar o desenvolvimento fetal e aumentar o risco de problemas de saúde ao longo da vida da criança.
- Envelhecimento precoce: Fumar acelera o processo de envelhecimento da pele, causando rugas, manchas, pele opaca e envelhecimento prematuro. O tabaco também pode levar a problemas bucais, como doença periodontal, mau hálito e perda de dentes.
Além desses efeitos, o tabagismo pode ainda diminuir a fertilidade, comprometer o sistema imunológico, induzir osteoporose, úlceras estomacais e aumentar o risco de doenças oculares.
É importante destacar que parar de fumar traz inúmeros benefícios à saúde, mesmo que você já seja um fumante de longa data. A cessação do tabagismo reduz significativamente o risco de desenvolver essas doenças e melhora a qualidade de vida em geral.
O Hospital Santa Virgínia apóia esta campanha de conscientização em prol da vida e da saúde! Continue acompanhando nossas redes sociais e blog para mais conteúdos como este.
Este conteúdo foi avaliado pelo Dr. Mauro Dirlando (CRM 75704), médico intensivista e coordenador das práticas assistenciais do HSV