Fatores de Risco e Dicas de Prevenção

 

O Dia Mundial do AVC, é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de “derrame cerebral”. Estima-se que 1 a cada 4 adultos desenvolverá um AVC, que é a principal causa de incapacidade no mundo.

Eles podem ser isquêmico, que decorre da obstrução de uma artéria que leva sangue ao cérebro, ou hemorrágico, que é causado por rotura de uma destas artérias.

O AVC se manifesta de modo subido através de um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Desvio da boca para um dos lados ou redução da força do braço e/ou perna de um dos lados
  • Turvação ou perda da visão de um dos lados
  • Dificuldade de falar ou de compreender o que é falado
  • Dificuldade de engolir
  • Tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação motora
  • Dor de cabeça com aumento rápido da intensidade, forte e persistente.

Em presença de qualquer destes sinais, procure imediatamente um pronto-socorro. O tratamento precoce pode reduzir o grau ou até mesmo impedir o desenvolvimento de sequelas. O Hospital Santa Virgínia é um dos poucos no Brasil que conta com uma equipe especializada no tratamento endovascular do AVC, em que o coágulo que obstrui a artéria cerebral é removido por cateter.

A boa notícia é que o controle de doenças crônicas (pressão alta, diabetes, elevação de colesterol), atividades físicas regulares e a interrupção do fumo podem prevenir a maioria dos casos de AVC. Mesmo que não saiba se você tem qualquer destas condições citadas acima, agende uma consulta no nosso Centro Médico Ambulatorial e faça um check-up de saúde.
A prevenção é o melhor caminho para proteger sua saúde e garantir qualidade de vida!

 

Este conteúdo foi aprovado pelo Dr. Mauro Dirlando, médico intensivista e coordenador de práticas assistenciais do Hospital Santa Virgínia