Saiba mais sobre este exame preventivo

 

A densitometria é um exame médico que mede a densidade de um determinado tecido ou substância no corpo. Ela é frequentemente usada para avaliar a densidade mineral óssea, especialmente na área da saúde óssea, mas também pode ser aplicada em outras áreas da medicina. A mais comum é a densitometria óssea, que mede a densidade mineral dos ossos e é usada principalmente no diagnóstico e monitoramento de condições ósseas, como a osteoporose.

O exame é indolor e envolve o uso de raios-X de baixa dose ou feixes de energia para medir a quantidade de minerais, principalmente cálcio, presente nos ossos. Com base nos resultados, os médicos podem determinar a densidade óssea do paciente e tomar decisões clínicas adequadas.

A densitometria óssea é importante por várias razões:

Diagnóstico da osteoporose

A osteoporose é uma condição em que os ossos perdem densidade e se tornam frágeis, aumentando o risco de fraturas. A densitometria óssea é frequentemente usada para diagnosticar a osteoporose ou para identificar a osteopenia, que é uma redução da densidade óssea que pode ser um estágio anterior da osteoporose.

Avaliação do risco de fraturas

A densitometria óssea permite aos médicos avaliarem o risco de fraturas em pacientes, com base na densidade óssea. Isso ajuda a identificar indivíduos que podem se beneficiar de medidas preventivas ou tratamentos para reduzir o risco de fraturas.

Monitoramento de tratamento

Para pacientes com osteoporose ou outras condições ósseas, a densitometria óssea é usada para monitorar a eficácia do tratamento ao longo do tempo. Isso ajuda os médicos a ajustarem a terapia conforme necessário.

Avaliação da saúde óssea em grupos de risco:

Pessoas em grupos de risco, como mulheres na pós-menopausa, homens mais velhos e indivíduos com histórico familiar de osteoporose, podem ser submetidas à densitometria óssea para avaliar sua saúde óssea e identificar problemas precocemente.

 

A densitometria óssea é um exame importante para avaliar a densidade mineral dos ossos e identificar condições como a osteoporose, o risco de fraturas e a eficácia do tratamento. O Hospital Santa Virgínia conta com este e outros exames no Centro de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas. Para mais informações acesse: https://hsv.org.br/2021/servicos/#centro-de-diagnostico-por-imagem-e-laboratorial