Apresentação

Com mais de um século de existência, o Hospital Santa Virgínia (HSV) é uma instituição privada que dispõe de tecnologia de ponta e corpo clínico altamente capacitado, sendo referência em confiabilidade, credibilidade e atendimento humanizado aos moradores de São Paulo e região.

Entre os serviços oferecidos estão o atendimento eletivo e emergencial para adultos com 102 leitos para internações clínicas e cirúrgicas.

O Hospital Santa Virgínia preza pelo atendimento integrado em algumas áreas por meio dos seus Centros de Especialidades Médicas, como:  Centro de Ortopedia, Centro de Oncologia, Centro de Cardiologia e Centro de Oftalmologia que oferecem tratamento personalizado e completo, desde o diagnóstico até procedimentos mais complexos.

O Centro Cirúrgico possui cinco salas com equipamentos de ponta e equipes qualificadas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, incluindo os procedimentos por vídeo, em todos os graus de complexidade. Os materiais cirúrgicos passam pelo processo de esterilização com testes de qualidade que garantem a segurança para o paciente.

Também disponibiliza serviços diferenciados ao paciente como o Day Clinic (Hospital Dia) e Hemodinâmica, além de ter avançado Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Laboratório de Análises Clínicas, Ambulatório de Especialidades, Unidade de Feridas, Hemodiálise, Endoscopia, Colonoscopia e apoio terapêutico.

O Pronto Atendimento para adultos atende mais de 20 mil pacientes por ano, conta com estrutura completa para atender emergências 24 horas por dia e equipado com tecnologia de última geração também para socorro remoto com médicos e enfermeiros especializados.

A estrutura do hospital conta ainda com duas capelas e espaços para oração. O HSV tem como entidade mantenedora a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, fundada em 1631, na cidade de Gênova, na Itália, por Virgínia Centurione Bracelli (canonizada em 18 de maio de 2003).

Por esse motivo, cuidar do paciente como um todo, e não apenas da enfermidade, é preocupação constante dos profissionais do Hospital Santa Virgínia.

Missão

Oferecer serviços de saúde com excelência, atendimento humanizado e altamente especializado, preservando e reabilitando o bem-estar do paciente como um todo.

Visão

Ser um hospital reconhecido pela dedicação e aprimoramento constante do atendimento humano e tecnológico, que supere as expectativas dos clientes.

Valores

A religião, a moral, a ética, o constante aperfeiçoamento profissional, o reconhecimento e a valorização de nossos colaboradores.

Conheça a História

1911

Fundação da Universidade Livre de São Paulo em 19 de novembro, cujo quadro de docentes passa a contar, dois anos depois, com o médico italiano Prof. Dr. Carlo Brunetti.

Foto: alunos do curso de medicina com o Professor Dr. Carlo Brunetti

1915

A instituição compra, em 5 de julho, uma chácara na Avenida Celso Garcia, no Belenzinho, para a construção de um hospital para a prática dos alunos do curso de Medicina.

Foto: construção de um hospital para a prática dos alunos do curso de Medicina.

1916

Inaugurado em 23 de julho, torna-se o primeiro hospital-escola do estado de São Paulo.

Foto: corpo clínico do hospital

1918

Universidade Livre de São Paulo é fechada por questões políticas, e o hospital é vendido para Carlo Brunetti e Salvatori Battaglia.

Foto: Leonor Mendes de Barros, Dr. Adhemar de Barros e Dr. Carlo Brunetti

1919

Em 6 de dezembro é fundada a Sociedade Civil Hospital de Caridade do Braz com o objetivo de auxiliar na conclusão da obra.

Foto: fachada do Hospital de Caridade do Braz

1935

Um grupo de 15 religiosas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, com sede na Itália, começa a atuar no atendimento aos pacientes e familiares no Hospital de Caridade do Braz, a pedido do Dr. Carlo Brunetti. Mais tarde, as religiosas começam a agir também na gestão do hospital.

Foto: irmãs da congregação

1947

Dr. Carlo Brunetti transfere oficialmente o hospital para a Congregação que é mantenedora da entidade até os dias atuais.

Foto: inauguração do Busto do Dr. Carlo Brunetti

1959

O antigo Hospital de Caridade do Braz é batizado pela mantenedora como Hospital São José do Braz, para evidenciar seu caráter cristão

Foto: fachada Hospital São José do Braz

2004

Um ano após a canonização de Virgínia Centurione Bracelli, a instituição é rebatizada como Hospital Santa Virgínia (HSV) em homenagem à fundadora da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.

Imagem: Santa Virgínia

2016

HSV comemora o centenário com ações que relembraram suas contribuições para a saúde da população em São Paulo.

Foto: fachada do Hospital Santa Virgínia

2021

Conquista da ONA nível 3 – Acreditação de Excelência. Certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a partir de avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).

Imagem: Selo ONA Nível 3

Sobre a Congregação

Fundada em 1631, em Gênova, na Itália, por Santa Virgínia Centurione Bracelli, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com finalidade assistencial, educacional e hospitalar.

A instituição está presente em várias partes do mundo: África, América Central, América Latina, Ásia, Europa e Jerusalém, auxiliando pessoas e comunidades menos favorecidas.

No Brasil, a missão das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário começou em 1928, quando vieram de Roma as primeiras Irmãs da Congregação que tiveram como obra inicial os trabalhos na Santa Casa de Misericórdia, em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo.

Em 1935, atendendo à solicitação do Dr. Carlo Brunetti, um grupo de 15 Irmãs desembarcou de Roma para trabalhar no Hospital de Caridade do Braz, posteriormente Hospital São José do Braz e, hoje, Hospital Santa Virgínia.

No Brasil, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário mantém atualmente 22 obras assistenciais, entre hospitais, sanatórios, escolas e projetos sociais, distribuídas nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Brasília/DF.

Sobre a Santa Virgínia

Virgínia Centurione Bracelli nasceu no dia 2 de abril de 1587 na cidade de Gênova, Itália, em uma família de nobres.

Casou-se com um nobre genovês aos 15 anos de idade por imposição do pai e desse matrimônio de cinco anos nasceram duas filhas.

Após o falecimento do marido, Virgínia dedicou-se à educação das filhas, à oração, e, por ter vocação religiosa, buscou novo sentido para a vida, voltado à filantropia.

Decidiu ajudar os menos favorecidos da sociedade e, para realizar essa missão, fundou a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário, em 1631, na mesma cidade italiana.

Virgínia Centurione Bracelli faleceu no dia 15 de dezembro de 1651. Seu corpo foi levado para o Convento das Filhas de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário, também em Gênova, onde permanece até hoje.

Após sua morte, a Congregação manteve normalmente o trabalho que era realizado e, em 1828, a entidade se expandiu para Roma com finalidade mais abrangente: assistencial, educacional e hospitalar.

Em 18 de maio de 2003, Virgínia Centurione Bracelli foi canonizada por sua Santidade, o Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, na Itália.

Capela Virtual

O Hospital Santa Virgínia preza pelo cuidado integrado do paciente, envolvendo também o lado espiritual e religioso. Para isso, criamos a Capela Virtual, para que familiares e amigos de pacientes possam solicitar um pedido de oração.

    O pedido será incluído nas missas realizadas na Capela Santa Virgínia, localizada no hospital, que acontecem de segunda a sexta-feira às 7h.

    Ao enviar você está de acordo com a Política de Privacidade do Hospital Santa Virgínia

    Acreditações

    As acreditações e certificações atestam a qualidade e segurança necessária sobre os serviços disponibilizados para o corpo clínico, pacientes e público em geral. Para obter os selos, os hospitais precisam atender aos requisitos determinados por leis, regulamentos e práticas baseadas em evidência científica.

    Priorizando a qualidade do serviço, segurança e o bem-estar dos pacientes, confira as acreditações e certificados já conquistados pelo Hospital Santa Virgínia:

    ONA nível 3 – Acreditado com Excelência  

    Em 2018, o Hospital Santa Virgínia iniciou o processo de certificação e em 2021, conquistou o nível de excelência. O selo da ONA atesta todo empenho e dedicação das equipes médica, assistencial e administrativa na entrega diária de um atendimento humanizado com base na qualidade, gestão integrada e segurança dos pacientes. Certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a partir de avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).  

    UTI Top Performer – Epimed Solutions/AMIB

    Reconhece que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) do Hospital Santa Virgínia possui alta eficiência de gestão e monitoramento dos indicadores, priorizando a segurança do paciente. Certificado concedido em 2024 pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions.

    UTI Eficiente – Epimed Solutions

    Contempla indicadores de performance referenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Certifica que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Virgínia apresenta boa eficiência clínica, de acordo com a matriz de eficiência gerada pelo Sistema Epimed Monitor.

    Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho – AMIB

    Atesta que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) do Hospital Santa Virgínia realiza a gestão dos indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Certificado concedido no ano de 2018 pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions.

    ABIQUA 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 – Prêmio Latino Ibero Americano

    A Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade (ABIQUA) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade apoiar, orientar, congregar, defender e promover empresas e instituições no que se refere à qualidade

    Responsabilidade Social

    O Hospital Santa Virgínia (HSV) tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as boas práticas de preservação ambiental. Por isso, a instituição desenvolve projetos para a conservação dos recursos naturais, gerenciamento de resíduos e o uso equilibrado de matérias-primas.

    A seguir, algumas ações executadas para o crescimento sustentável:

    Através da Política de Sustentabilidade do HSV, com o objetivo de conscientizar e incentivar todos os colaboradores a participarem dos projetos institucionais, a campanha 5 Rs da Sustentabilidade tem por principal missão trazer ao pensamento 5 ações: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar. Cada uma delas tem um efeito, que pode ser transformada em hábitos que proporcionam a todos maior qualidade de vida e melhor relação com o meio ambiente.

    Em resumo, os 5Rs da Sustentabilidade são definidos como da maneira abaixo:

    Em 2019, o Hospital Santa Virgínia passa a integrar a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que tem por objetivo desenvolver pesquisas, produzir informações e influenciar políticas públicas sobre a proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Com isso, o hospital foi reconhecido com o certificado em reconhecimento a participação na campanha global Desafio de Resíduos no ciclo 2020-2019, que tem por principal intuito reduzir a quantidade de resíduos através de uma gestão interna e boas práticas. Este reconhecimento denota a grande dedicação das equipes envolvidas nesta gestão.

    A instituição procura reduzir o uso de plástico em suas dependências, principalmente no refeitório e na lanchonete.

    O Hospital Santa Virgínia apoia a lei municipal 17.261, que proíbe o fornecimento de itens de plástico descartáveis ou de material oxidegradáveis para clientes em estabelecimentos comerciais, como copos, pratos, talheres entre outros utensílios. Além disso, desde 2020 não fornecemos canudos plásticos, somente biodegradáveis.

    Os alimentos da lanchonete são fornecidos em utensílios de louças, somente quando é em caráter de viagem são fornecidos em utensílios descartáveis, com o objetivo de diminuir os impactos negativos que o uso do plástico causa ao meio ambiente. As refeições dos pacientes são servidas em utensílios de louças, também para evitar a utilização do plástico.

    O hospital oferece treinamentos aos colaboradores para atualização sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), reforçando a prática de descarte correto de lixo.

    O HSV realiza a coleta seletiva dos resíduos gerados na instituição, medida alinhada ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

    Atento às causas sociais, o Hospital Santa Virgínia promove anualmente campanhas internas com envolvimento direto dos colaboradores. Foram mais de 1,5 toneladas de alimentos na campanha Juntos Somos Mais Fortes, onde encaminhamos cerca de 177 cestas básicas para a Paróquia do Belém e para a Pastoral do Povo da Rua.

    Além disso, recebemos doações de roupas, lençóis, sapatos, cobertores e colchões para auxiliar necessitados frente as situações de desamparo.

    Números:

    Doações – Pastoral do Povo da Rua
    Alimentos: 177 cestas (1,5 toneladas);
    240 unidades de lençóis;
    127 kg roupas (258 peças);
    27 unidades sapatos;
    12 unidades de cobertores;
    5 unidades de colchões.

    Doações – Paróquia do Belém
    Alimentos: 150 cestas (1 tonelada);
    Roupas: 18 kg (54 peças).

    Doações – Pastoral do Povo da Rua
    Nos últimos 4 meses doamos 200 kg em verduras para a Pastoral Povo da Rua.

    Confira algumas fotos:

    Campanha de Inverno

    Campanha de Doação de Alimentos para Pastoral do Povo

    Geração de Impacto Ambiental

    Tem o objetivo de incentivar a redução de desperdícios de  água, energia e papel.

    Resultados:
    Deixamos de derrubar 279 árvores;
    Economizamos 1.242 mil litros de água;
    Economizamos 31.705 kwh de energia;
    Deixamos de emitir 32,4 toneladas de CO².