Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Cinco passos para uma vida saudável

Em 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. O Hospital Santa Virgínia (HSV) selecionou cinco passos para ter uma vida saudável e duradoura. 

1- Alimentação balanceada

Alimentar-se bem é essencial para a qualidade de vida e bem-estar. Evite alimentos ultraprocessados, bebidas extremamente adoçadas e refrigerantes. Tenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, entre outros.

Veja também: “Obesidade é uma doença e tem tratamento”

2- Saúde mental

Assim como o bem-estar físico, a saúde mental é importante para uma boa qualidade de vida. Mantenha sentimentos positivos; aceite a si mesmo e as outras pessoas, com suas qualidades e limitações; reserve tempo para lazer, amigos e família; procure atendimento especializado para cuidar de suas emoções.

3- Não fume!

Fumar é um fator de risco para inúmeros tipos de câncer e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O narguilé também é prejudicial à saúde: além dos problemas pulmonares, ele pode transmitir infecções como herpes, hepatite C e tuberculose. 

4- Atividade física

Dança, corrida de rua, natação, caminhada, musculação, entre outros. As atividades são inúmeras, assim como evitar o sedentarismo, por exemplo, trocando os elevadores pelas escadas. Dessa forma, reduz o risco de doenças metabólicas, cardiovasculares e psíquicas.

5- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Ingerir bebida alcoólica contribui para a cirrose, câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), obesidade, doenças no pâncreas, entre outras. Prefira outras opções, como água, sucos ou chás. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia | Publicado em: 7/4/2020

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020