Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Doença cardiovascular e Coronavírus

Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do Centro de Cardiologia do HSV, faz um alerta aos pacientes

A doença cardíaca é um desafio para a saúde pública, pois a mortalidade por causa cardiovascular é o principal motivo de óbito no Brasil. Esta situação foi agravada com o aparecimento da pandemia do Coronavírus, onde se observou um aumento da mortalidade por causa cardíaca em domicílio. Estes dados vêm ao encontro da percepção dos médicos cardiologistas do Hospital Santa Virgínia (HSV) de que muitos pacientes estavam deixando de procurar assistência médica com medo do contágio pelo Coronavírus nos hospitais, mesmo em situações mais graves, como sintomas sugestivos de infarto. Além disso, muitos pacientes estavam retornando em consulta médica com descompensação de alguma doença pré-existente, agravando sua situação clínica.

Um aspecto importante a ser ressaltado é que os pacientes com doença cardiovascular continuem com seu tratamento regular das doenças crônicas, mantendo seu acompanhamento de rotina e o uso correto das medicações, pois sabemos que a cardiopatia é uma das comorbidades mais associadas com a mortalidade em decorrência da Covid-19.

Não deixe de procurar assistência médica para o controle das suas patologias e o Pronto Atendimento em caso de sintomas como dor no peito, suor frio, palpitações, falta de ar ou desmaios. Todos os setores de atendimento do HSV contam com locais delimitados e medidas rigorosas para a segurança do paciente.

Artigo elaborado pelo Dr. Jefferson Jaber, cardiologista do Hospital Santa Virgínia | CRM-SP: 91.242

Atendimento especializado

O Centro de Cardiologia e Pneumologia do Hospital Santa Virgínia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. O hospital também realiza exames laboratoriais e de imagens, além de atender outras especialidades médicas e de apoio terapêutico. 

Central de Agendamento de Consultas e Exames: tel. (11) 2799-3230.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia | Publicado em: 29/9/2020

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020