Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Campanha da Fraternidade 2020

Inspirada em Santa Dulce dos Pobres, campanha tem foco em cuidado e compaixão com o próximo

Em 2020, a Campanha da Fraternidade (CF) tem como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. O lema remete ao evangelho de São Lucas (um trecho da Parábola do Bom Samaritano):“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10, 33-34).

O tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade deste ano é inspirado no modelo de vida da Santa Dulce dos Pobres, canonizada em outubro de 2019. Por meio da CF, a Igreja convida os fiéis a refletir o seu papel nos âmbitos pessoal, comunitário, social e ecológico.

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade é na Quarta-feira de Cinzas,  data que marca o início da Quaresma (tempo preparatório para a festa da Páscoa). Neste período, o fiel é convidado para três práticas penitenciais: oração, jejum e caridade. É importante destacar que a Campanha da Fraternidade continua no decorrer do ano litúrgico, desenvolvendo diversas atividades.

O que é a Campanha da Fraternidade (CF)

Desde 1964, a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, com o objetivo de envolver a comunidade em inúmeras ações pastorais em todo o país. A iniciativa é marcada pela solidariedade e fraternidade de todos em favor do próximo, abordando desafios sociais, econômicos, culturais e religiosos.

Oração da Campanha da Fraternidade 2020

“Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso. Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!”

Fonte: Adaptado da CNBB, pela Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia | Publicado em: 26/2/2020

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018