Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Voluntários do Programa Ação Solidária visitam, pela primeira vez, crianças e jovens beneficiados

Um grupo de 25 voluntários do Programa Ação Solidária, do Hospital Santa Virgínia, visitou entre 25 e 29 de junho o distrito de Vinhático, na cidade de Montanha, no sertão do Espírito Santo. Entre os participantes, estavam Claudia Canegrati, Gerente de Humanização, e a Irmã Maria Eni, Diretora Administrativa do HSV.

Essa foi a primeira vez que os voluntários viajaram àVinhático para conhecer o Projeto Casa Terezinha Zonfrilli que com a ajuda da Ação Solidária, atende 88 crianças e jovens, com idades entre 06 e15 anos.

O grupo, composto por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos,farmacêuticos, profissionais das áreas administrativas e Tecnologia da Informação, promoveu ações de orientação à saúde e integração social. Entre elas, destacam-se: palestra sobre higiene bucal, exames de teste de visão, consultas ambulatoriais, atividades de integração social, bazar artesanal e a tão esperada Festa Junina.

A comunidade também recebeu a atenção dos voluntários, com palestras direcionadas aos pais sobre doenças sexualmente transmissíveis, qualidade de vida, drogas e controle de pressão arterial e diabetes. Com isso, o grupo proporcionou a eles um ambiente acolhedor diante das dificuldades do trabalho na roça e aindaalertou para o abismo nas relações familiares. “Nós conseguimos colocar em prática a filosofia do tratamento humanizado, presente no HSV”, afirmou Magda Menezes, auxiliar de enfermagem.

O hospital doou cerca de 20 computadores, que foram instalados por dois profissionais da área de T.I. que, assim como os demais, puderam aplicar o seu conhecimento técnico em favor das crianças e jovens. “Eu acredito no impacto dessa ação, não só no Projeto Casa Terezinha Zonfrilli, mas também em toda a comunidade local”, acrescenta Jonatas Oliveira, analista de suporte técnico sr.

Os voluntários destacaram a importância da visita ao Projeto Casa Terezinha Zonfrilli, que sempre recebia as doações, mas não conhecia quem as enviava. “Agora, a Associação tem uma cara e eles (crianças e jovens) sabem que nós existimos”, declarou com alegria José Machado, contador.

Para a diretoria do HSV, reunir esse grupo é uma grande vitória. “Agradeço a todos pela dedicação de seu tempo, amor e atenção com as crianças. Ainda há muito por fazer, mas é preciso começar de algum lugar”, reforçou a Irmã Maria Eni.

Já está sendo preparado um relatório com as informações estatísticas das consultas clínicas, dos atendimentos prestados e medicamentos doados e receitados no local. Assim, o próximo grupo de voluntários, previsto para 2016, poderá se planejar para atuar nas áreas mais carentes.

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020