Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Serviço de Controle de Infecção Hospitalar promove campanha sobre Higiene das Mãos

Ações educativas foram realizadas pelo SCIH entre 20 e 22 de maio, envolvendo os profissionais de áreas assistenciais do HSV

Maio é o mês mundial de conscientização sobre a importância da higienização correta das mãos para contribuir na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Esta campanha incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi realizada no Hospital Santa Virgínia nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2019. Neste ano, o tema abordado foi: “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”. 

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) percorreu os setores assistenciais da instituição (como unidades de internação, UTI, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento e outros) para alertar e conscientizar os colaboradores sobre as medidas preventivas para garantir a segurança e a minimização dos riscos de contaminação por bactérias. Também foram entregues frascos com álcool gel a cada participante da ação, que incluiu técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e profissionais das equipes de apoio e multidisciplinar do HSV. 

Com muita criatividade e de forma lúdica, a equipe do SCIH realizou perguntas relacionadas, principalmente, aos “5 Momentos para a Higienização das Mãos”, determinados pela OMS: 1) antes de contato com o paciente; 2) antes da realização de procedimento asséptico; 3) após risco de exposição a fluidos corporais; 4) após contato com o paciente; e 5) após contato com áreas próximas ao paciente.

A campanha de Higiene das Mãos é realizada a cada semestre no Hospital Santa Virgínia, contando com treinamentos, dinâmicas e palestras para reforçar a adesão aos protocolos seguidos pela instituição, que visam prevenir e combater as infecções no ambiente hospitalar. “Já observamos uma melhoria nos indicadores e maior engajamento dos colaboradores”, comentou a Dra. Márcia Marotto, médica infectologista do SCIH. 

“Os profissionais foram muito receptivos e interagiram bastante com nossa proposta. Acredito que conseguimos levar a mensagem de que a higiene das mãos é o procedimento mais simples e efetivo para evitar a transmissão de infecções”, ressaltou a enfermeira coordenadora Ana Lúcia de Souza. Também participou da ação a técnica de enfermagem Eunice Soares Alves. 

No último dia de campanha, em 22/5, foi realizada palestra do SCIH sobre a “Prevenção da Infecção Hospitalar”, organizada pelo Centro de Estudos HSV, com a participação de colaboradores de diferentes setores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 3/6/19

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018