Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



São Mateus

São Mateus nasceu em Cafarnaum, na Palestina. Seu pai se chamava Alfeu e batizou-o como Levi.

Sua cidade natal era cortada pelas principais estradas da Palestina, sendo assim, um polo comercial da região. Mateus era um rico coletor de impostos e, por conta de sua profissão, era mal visto pela sociedade, já que naquela época cobradores de tributos eram considerados pecadores.

Levi converteu-se depois de Jesus passar e chamá-lo dizendo: “Segue-me”; com isso, abandonou tudo e seguiu o Salvador. Ao começar a trilhar os caminhos de Jesus, Levi passou a se chamar Mateus, simbolizando um novo homem.

Mateus celebrou sua conversão oferecendo um banquete aos seus amigos e outros condenados aos olhos da sociedade, ocasião em que Jesus recebeu inúmeras críticas por estar sentado com os pecadores.

“Estando Jesus à mesa na casa dele, muitos publicanos e pecadores tomaram lugar com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos deles que o seguiam. Quando os escribas dos fariseus o viram comendo com os pecadores e os publicanos, perguntaram a seus discípulos: ‘Por que ele come e bebe com os publicanos e os pecadores?’ Jesus, que tinha ouvido tudo, disse-lhes: ‘Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores’”. (Mc, 2, 15-17).

São Mateus evangelizou por inúmeros lugares, entre eles Arábia e Pérsia, onde sofreu agressões, sendo preso e tendo seus olhos arrancados. Na cadeia, recebeu o Milagre Divino, restituindo seus olhos e a liberdade.

Posteriormente, seguiu para a Etiópia, terra em que evangelizou pela última vez, encontrando forte rejeição dos pagãos etíopes. Logo depois foi martirizado.

Oração a São Mateus

São Mateus, que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Ensinai-me, por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Amém.

Fonte: Portal A12 e Canção Nova

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018