Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Sagrado Coração de Jesus

Finalizando um conjunto de grandes festas litúrgicas (Páscoa, Ascensão de Cristo, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi), a Igreja Católica contempla o Sagrado Coração de Jesus. A solenidade é celebrada na segunda sexta-feira após a comemoração do Corpus Christi , no mês de junho.

A devoção ao Sagrado Coração teve início em 1673, na França. Na ocasião, Santa Margarida Maria de Alacoque recebeu revelações do Salvador, com a imagem do coração de Jesus Cristo, fora do peito, coroado de espinhos e inflamado de amor. Após as visões, a devota consagrou sua vida ao Sagrado Coração de Jesus. Santa Margarida Maria, juntamente com o padre jesuíta São Cláudio de La Colombière, propagaram a festa pelo mundo, que é comemorada até hoje.

O Sagrado Coração de Jesus simboliza o amor de Deus por toda a humanidade, como relata São Paulo: “eu a vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2, 20). Desta maneira, a liturgia convida os fiéis a retribuir o amor do Pai no cotidiano e na convivência com os irmãos.

Assim como fez com Santa Margarida Maria de Alacoque, Cristo realizou 12 promessas aos consagrados ao Sagrado Coração. Confira:

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

1 - “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2 - “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3 - “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4 - “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5 - “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6 - “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7 - “Os pecadores encontrarão, em Meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8 - “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9 - “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10 - “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11 - “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12 - “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

“Senhor Jesus, acreditamos e confiamos no amor que o Pai tem para conosco. Acolhemos o Vosso convite: ‘Vinde a mim todos, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração’. O Vosso Coração, humano e divino, revela o mistério da bondade do Pai, convida à conversão, dá-nos paz e esperança. Do Vosso Coração, transpassado na Cruz, nasceram a Igreja e os sacramentos. Queremos beber, com alegria, dessa fonte de salvação. Vemos em Vós o modelo do homem novo, recriado segundo Deus, em justiça e em verdadeira santidade, o homem de coração novo, a mais perfeita imagem de Deus invisível. O Vosso Coração é sinal e convite: nele contemplamos o segredo íntimo de Vossa pessoa e não podemos ficar indiferentes diante de Vossa solicitude pelos famintos, doentes e pecadores. Destes a vida, em obediência ao Pai e por amor da humanidade. Rezastes e morrestes pela união dos homens com o Pai e dos homens entre si. Vosso caminho é também o nosso caminho. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém!”

Fontes: Canção Nova, Portal A12 e Portal Nossa Sagrada Família.

Publicado em: 21/6/19

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018