Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Nossa Senhora do Rosário

No dia 7 de Outubro, a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário.

A solenidade foi instituída no ano de 1571, pelo Papa Pio V, para agradecer a vitória dos cristãos sobre os turcos em Lepanto, na Grécia. A batalha foi marcada pela recitação do Rosário por parte dos soldados cristãos.

O Rosário originou-se com os monges anacoretas, que utilizavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Com isso, nos conventos medievais, os monges que não sabiam o latim eram dispensados de recitar o Saltério (livro com 150 salmos). Assim, completava suas práticas religiosas fazendo a oração do Pai Nosso. Para não perder a conta, o Doutor da Igreja, São Beda, sugeriu a inserção de vários grãos enfiados em um barbante.

De acordo com a história, Maria também apareceu a São Domingos de Gusmão, indicando o Rosário como maneira de conversão. Com isso, os filhos de São Domingos (Ordem Dominicana) foram os principais propagadores da devoção.

O nome Rosário surge das grinaldas de 200 rosas. Ele é rezado mundialmente, tendo sido recomendado pelo Papa João Paulo II e por inúmeras Santidades do Papado.

O Rosário é separado em quatro conjuntos de mistérios, que são rezados em determinados dias da semana: Dolorosos (terças e sextas-feiras), Gozosos (segundas-feiras e sábados), Gloriosos (quartas-feiras e domingos) e Luminosos (quintas-feiras). Neles são contemplados os momentos da vida de Jesus e da virgem Maria.

Fonte: Portal A12 e Canção Nova

Oração a Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, no qual, à recitação da Ave-Maria, se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

Acompanhai-nos, ó Maria, na recitação do terço, para que por meio desta devoção cheguemos ao mistério amoroso de Jesus. Nossa Senhora do Rosário, levai-nos à vitória em todas as lutas da unidade do Espírito Santo. Amém!

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Fonte: “Quando quero falar com Deus – Orações para o dia a dia”, de José Carlos dos Santos (Frei Zeca)

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018