Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho, a Igreja Católica celebra a aparição de Nossa Senhora do Carmo, cuja história está relacionada com a Ordem dos Carmelitas.

A Ordem dos Carmelitas é uma das mais antigas da Igreja, sendo que não existe um fundador específico, embora o Profeta Elias seja apontado como um de seus pioneiros. Surgiu no final do século XI, inspirando os religiosos da época a seguir o modelo de vida de Elias, caracterizado por silêncio e oração. Posteriormente, foi se espalhando pelo mundo ramificações da Ordem dos Carmelitas.

Segundo a tradição, a obra dos Carmelitas só cresceu após a intervenção de Maria. No século XII, os monges de Carmelo sofriam perseguição dos muçulmanos e fugiam da Europa para o Monte Carmelo, na região da Palestina.

Naquela época, os monges escolheram São Simão Stock como o superior geral. Em 16 de julho de 1251, o religioso estava rezando o terço e pedindo a intercessão de Maria quando, então, surge a Nossa Senhora com um escapulário na mão, lhe dizendo: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Desde então, a Igreja apoia o uso da medalha. O Papa Pio XII recomendou a devoção ao escapulário, símbolo de proteção da Mãe de Deus.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó virgem do Carmo, nossa mãe e Senhora, a vossa devoção se expandiu do Monte Carmelo para o mundo inteiro, por meio dos primeiros cristãos que encontraram proteção sob o vosso manto materno e, em meio às perseguições, puderam sentir a força e o consolo de Vossa companhia.

Nós vos suplicamos, Mãe querida: nas dores, consolação; nas dificuldades do caminho, perseverança e coragem; nas tribulações, confiança.

Pedimos vossa intercessão pelos enfermos, para que sejam restabelecidos na saúde. Rogai pelas almas do purgatório, para que sejam purificadas e libertas, a fim de que possam entrar na glória de Deus.

Caminhai conosco, ó Mãe, e intercedei a Deus por nós, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém.

Fontes: Portal A12 e Canção Nova

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018